metropoles.com

Em evento, Temer comete mais uma gafe e chama Paraguai de Portugal

Em junho deste ano, o presidente se referiu aos russos como “soviéticos” — denominação usada no regime comunista (1917-1991)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
michel temer fazendo careta
1 de 1 michel temer fazendo careta - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Durante brinde em homenagem ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) cometeu mais uma gafe diplomática e confundiu Paraguai com Portugal. “Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública no país se volte para a integração latino-americana de nações. Então, portanto, fazemos isso, em primeiro lugar, pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal”, declarou.

Na sequência, Temer se corrigiu. “As pessoas aqui muitas vezes não dão atenção à institucionalidade. Nós damos muita atenção a essa institucionalidade e, por isso, tomo a liberdade de dar este argumento ao lado da natural integração que temos entre o Brasil e o Paraguai”, consertou o presidente, que acumula outros “micos” em eventos diplomáticos.

Em junho deste ano, durante cerimônia no Palácio do Planalto, ao lembrar sua viagem a Moscou, na Rússia, o presidente afirmou que havia conversado com empresários “soviéticos”.

“Eu estive agora recentemente em Moscou, na Rússia, e depois na Noruega, e verifiquei interesse extraordinário dos empreendimentos soviéticos (…) podemos verificar interesse extraordinário dos empresários soviéticos e dos noruegueses”, afirmou.

A gafe repetiu o que constou da agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto sobre a viagem à Rússia, em que estava escrito “República Socialista Federativa Soviética da Rússia”, denominação usada durante o regime comunista, entre 1917 e 1991, para designar a Rússia na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O nome oficial do país é Federação Russa. O erro de informação permaneceu no ar ao longo de 15 minutos até ser corrigido.

Na mesma viagem, quando visitou também a Noruega, o presidente passou por uma saia-justa com as criticas da primeira-ministra do país europeu, Erna Solberg, em relação à corrupção no Brasil. Durante sua fala, Temer disse que iria se reunir naquele dia ainda com o rei da Suécia. O encontro ao qual ele se referia, entretanto, era com o monarca norueguês, Harald V.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?