metropoles.com

Em articulação contra Maduro, Araújo se reúne com oposição venezuelana

O encontro foi incluído na agenda do ministro somente depois que o assunto passou a ter destaque na mídia

atualizado

Compartilhar notícia

Rafael Carvalho/Governo de transição
Ernesto Araújo
1 de 1 Ernesto Araújo - Foto: Rafael Carvalho/Governo de transição

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, está reunido desde a manhã desta quinta-feira (17/1) com representantes da oposição na Venezuela. Embora o objetivo da reunião não tenha sido divulgado pelo governo federal, o encontro ocorre em meio a articulações do grupo, que critica a posse do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para o segundo mandato. Mais de 40 países, incluindo o Brasil, não reconhecem a sua presidência.

A reunião é fechada e a lista de presentes não foi divulgada. Três importantes políticos venezuelanos contrários a Maduro desembarcaram em Brasília entre quarta (16/1) e quinta-feira (17/1) com o objetivo de articular o reconhecimento do presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como legítimo representante do país.

Trata-se do ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma, o ex-presidente da Assembleia Nacional (AN) Julio Borges e o número dois do partido de oposição Vontade Popular (VP), Carlos Vecchio, além do ex-presidente do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, que se encontra no exílio, Miguel Ángel Martín, que os acompanha.

Na semana passada, Maduro tomou posse sob protesto de opositores e órgãos internacionais. Em seguida, Guaidó se autoproclamou presidente e obteve o reconhecimento do Brasil e de outros países como Argentina. Críticas ao governo de Maduro e apoio à oposição venezuelana foram alguns dos temas do encontro do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com o argentino Maurício Macri na quarta-feira (16/1).

Sem divulgação
A notícia de que os líderes de oposição se encontrariam com o ministro nesta quinta não foi divulgada com antecedência pelo Itamaraty. Somente na manhã desta quinta, após a informação ter sido publicada pela imprensa, é que o Ministério de Relações Exteriores (MRE) incluiu o compromisso na agenda do ministro.

Há uma previsão de que o grupo possa ser recebido nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, essa informação não foi confirmada nem pelo Itamaraty nem pelo Planalto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?