metropoles.com

Documento desmente versão de Bolsonaro sobre pai de Santa Cruz

Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, um ex-delegado afirmou que o corpo de Fernando Santa Cruz teria sido incinerado em Campos (RJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CNV
WhatsApp-Image-2019-07-29-at-19.02.57
1 de 1 WhatsApp-Image-2019-07-29-at-19.02.57 - Foto: Reprodução/CNV

Um documento secreto da Aeronáutica contradiz a versão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Fernando foi preso em fevereiro de 1974 durante a ditadura militar e nunca houve uma confirmação do paradeiro dele.

As informações são do jornal O Globo.

A reportagem teve acesso a um relatório secreto RPB 655, do Comando Costeiro da Aeronáutica, que mostra a prisão do estudante de direito pelo regime em 22 de fevereiro de 1974, no Rio de Janeiro. Anexado ao relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), o documento comprova que Fernando Santa Cruz estava sob proteção do Estado quando desapareceu.

Criada em 2011, a CNV ouviu o ex-delegado Cláudio Guerra, que, na ocasião, disse que Fernando Santa Cruz teria sido morto na prisão e o corpo, incinerado na Usina Cambahyba, em Campos, norte do Rio de Janeiro. Apesar disso, a família do militante nunca recebeu informações oficiais sobre a morte dele.

Nessa segunda-feira (29/07/2019), Bolsonaro alegou que Fernando Santa Cruz teria sido assassinado por integrantes do mesmo grupo de esquerda do qual fazia parte em Recife, a Ação Popular Marxista-Leninista. “Não foram os militares que mataram ele não, tá? É muito fácil culpar os militares por tudo o que acontece”, disse mais cedo.

Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira foi dado como desaparecido em fevereiro de 1974 depois de ter sido preso por agentes do DOI-Codi, no Rio de Janeiro. Estudante de direito, ele também era funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?