Datafolha: aprovação e reprovação de Bolsonaro se igualam em 33%

Pesquisa mostra que o mesmo número de pessoas considera a gestão ruim ou péssima, mostrando uma divisão na população

Alan Santos/Presidência da RepúblicaAlan Santos/Presidência da República

atualizado 08/07/2019 14:49

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), tem aprovação de 33% dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (08/07/2019). Outro um terço da população considera o trabalho desenvolvido pelo chefe do Executivo ruim ou péssimo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O resultado da pesquisa mostra uma divisão entre os brasileiros. Ainda, 31% acreditam que o presidente faz um trabalho regular.

Esses números deixam Bolsonaro como o presidente brasileiro com a pior avaliação no primeiro mandato desde Fernando Collor de Mello, em 1990.

Os primeiros seis meses de governo Bolsonaro foram marcados por trocas no primeiro escalão, embates com o Congresso Nacional e crises envolvendo nomes de ministros, como Gustavo Bebianno, Marcelo Álvaro Antônio e, recentemente, Sergio Moro.

O presidente tem a seu favor, no entanto, uma importante conquista: o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, firmado em junho.

Expectativa
O levantamento mostra também uma queda na expectativa positiva em relação ao governo. Entre aqueles que preveem uma gestão ótima ou boa, houve baixa de 59% para 51%. Já os que esperam um desempenho ruim ficou estável: de 23% para 24% (levando em conta a margem de erro).

Para mais da metade dos brasileiros (61%), Bolsonaro fez menos do que o esperado. Enquanto isso, 22% acreditam que o desempenho do presidente é previsível.

A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de julho. Ao todo, 2.860 pessoas com mais de 16 anos foram ouvidas, em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Últimas notícias