metropoles.com

CPMI da JBS aprova oitiva do ex-presidente do Cade, mas volta atrás

Vinícius Marques de Carvalho seria ouvido para explicar sobre os abusos econômicos praticados pela holding J&F

atualizado

Compartilhar notícia

FOTO ED FERREIRA/AE
CADE/SABATINA
1 de 1 CADE/SABATINA - Foto: FOTO ED FERREIRA/AE

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS aprovou, no início da tarde desta terça-feira (3/10), a convocação de Vinícius Marques de Carvalho, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A aprovação foi por unanimidade, não havendo nenhum deputado ou senador contrário à convocação naquele momento. No entanto, poucos minutos depois, a decisão foi desfeita.

Isso porque o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) alegou que não estava na sala no momento da votação, já que havia sido incumbido da tarefa de acompanhar o depoente Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES. Com a reclamação do petista, o presidente da CPMI, Ataídes Oliveira (PSDB/TO), cancelou a aprovação e o requerimento será analisado novamente na reunião desta quarta-feira (4). A convocação da advogada Fernanda Tórtima, da JBS, também deverá ser votada no mesmo dia.

Muitos parlamentares queriam deixar as votações do requerimento de Coutinho para o futuro. No entanto, o presidente da CPMI, autor do pedido, insistiu. Para ele, é importante entender por que não se deu a prevenção aos abusos econômicos que teriam sido cometidos pela JBS e a holding J&F. A tendência é que Tórtima não tenha a convocação aprovada, já que os parlamentares querem ouvir outros “figurões” da JBS primeiro.

Compartilhar notícia