metropoles.com

Congresso criará comissão especial para reforma tributária

Colegiado vai se reunir durante o recesso legislativo para que, em até 90 dias, unifiquem os textos sobre o sistema tributário

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quarta-feira (18/12/2019) que o Congresso Nacional vai criar uma comissão especial mista para discutir a reforma tributária.

O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã desta quarta. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou.

Atualmente, as duas Casas discutem textos distintos sobre a reforma tributária. A ideia é conciliar as duas propostas e agregar com sugestões do Executivo.

A reforma tributária é considera pelo governo como prioritária para recuperar a economia do país. Em linhas gerais, a pauta tem a proposta de simplificar a cobrança de tributos com a unificação de vários impostos.

No entanto, a carga tributária seria mantida. A mudança ocorreria na cobrança, que passaria a ser a partir do momento do consumo e não da produção, além da redistribuição dos recursos arrecadados.

De acordo com Alcolumbre, a comissão será instalada nesta quinta-feira (19/12/2019) e será constituída por 15 deputados e 15 senadores. O presidente do colegiado será o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e o relator será o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Segundo Maia, a comissão terá um prazo de 90 dias, contados a partir de amanhã, para se reunir e elaborar um texto “conciliatório”.

“Em até 90 dias vamos conciliar um texto que atenda às manifestações e anseios do governo, construído com a Câmara e o Senado, para que possamos apresentar uma proposta conciliatória”, disse.

Maia afirmou que a expectativa é de que a reforma tributária seja aprovada ainda no primeiro semestre de 2020.

Alcolumbre e Maia se reuniram na manhã desta quarta com o ministro Paulo Guedes para tratar do procedimento legislativo. Segundo eles, o mérito das propostas não foi discutido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?