metropoles.com

Comissão da Câmara vota pacote de medidas de combate à corrupção

Deputados de diversos partidos ensaiam uma operação para derrubar o parecer do relator, Onyx Lorenzoni (DEM-RS)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Câmara dos Deputados – PEC 241
1 de 1 Câmara dos Deputados – PEC 241 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A comissão especial da Câmara que analisa o pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público Federal se reúne nesta terça-feira (22/11) para votar o parecer final do relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS). No texto entregue à comissão nesta segunda-feira (21), Lorenzoni contrariou a pressão dos colegas e manteve a decisão de retirar do pacote o crime de responsabilidade para magistrados, procuradores e promotores.

Deputados de diversos partidos ensaiam uma operação para derrubar o parecer do relator. A estratégia é rejeitar o relatório e apresentar um novo parecer logo em seguida. Como toda comissão da Casa precisa aprovar um parecer vencedor, com o texto que será submetido ao plenário, a ideia é que os parlamentares aprovem as medidas de seu interesse à revelia do que o relator propôs. Um dos pontos que pode sofrer mudanças é a criminalização do caixa dois (com anistia para os casos anteriores à nova lei) e a inclusão do crime de responsabilidade retirado do texto de Lorenzoni.

Originalmente, o pacote – que contou com mais de 2 milhões de assinaturas de apoio – tinha 10 medidas de combate à corrupção e a proposta do relator acrescentou mais sete itens. A expectativa é que a sessão seja tumultuada e que representantes da cúpula da Operação Lava Jato acompanhem a votação. O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, é esperado na sessão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?