metropoles.com

Cem tuítes da família Bolsonaro em 100 dias de governo

Presidente transformou a rede social em ferramenta de comunicação do governo. Relembre algumas postagens dele e dos filhos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Usuário assíduo do Twitter desde 2010, Jair Bolsonaro (PSL), há cem dias presidente do Brasil, transformou a rede social na principal ferramenta de comunicação do governo. Uma forma de se comunicar diretamente com a população, defendem seus apoiadores.

Com 3,95 milhões de seguidores na rede social, o presidente faz publicações diárias que vão desde anúncios e esclarecimentos a ataques à imprensa e opositores, polêmicas e brincadeiras. Com pouco mais de dois meses de governo, levantamento do Estado mostrou que o presidente criticava, questionava ou ironizava o trabalho da imprensa uma vez a cada três dias.

Após repercussão negativa, algumas dessas mensagens foram apagadas, como o vídeo de um homem urinando na cabeça de outro durante o Carnaval, prática sexual conhecida como “golden shower”. Já um dos filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), escreveu: ‘Quero que vocês se explodam’, sobre uma reportagem em que o grupo radical islâmico Hamas critica seu pai. Ele também apagou a publicação após críticas.

Flávio é o que menos usa a rede. Carlos, vereador no Rio pelo PSC, e Eduardo, deputado federal pelo PSL-SP, têm atuação forte no Twitter. Há quem aponte, inclusive, para interferência dos filhos nas questões do governo, já que a repercussão das mensagens pode respingar no presidente. O Estado selecionou 100 tweets dos primeiros 100 dias de governo Bolsonaro.

Confira:

Compartilhar notícia