metropoles.com

Candidatura de Doria é problema para Alckmin, “seu criador”, diz Lula

Ele classificou os comportamentos de Doria como “um erro”

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (27/10), em Montes Claros, norte de Minas, que uma possível candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria, ao Palácio do Planalto em 2018 é um problema para o governador Geraldo Alckmin, “seu criador”. Segundo o petista, “está cheio de político” que se elege prefeito da capital, depois percebe que os problemas da cidade são grandes e “tira o cavalinho da chuva” para se candidatar a outro cargo.

Questionado se Doria seria uma ameaça à sua possível candidatura, Lula respondeu que o prefeito seria uma ameaça “ao Alckmin, não a mim”.

“Acho que o Doria só tem um problema: ele tem que governar São Paulo. Esse negócio de ser eleito prefeito de São Paulo, e ter medo de administrar São Paulo, e sair com um ano e quatro meses de mandato, ou seja, fugir do cargo, porque já aconteceu também na história. O Serra fez isso. O Jânio Quadros fez isso. Tá cheio de político que se elege prefeito de São Paulo, com o compromisso de administrar São Paulo por quatro anos, depois percebe que os problemas de São Paulo são muito grandes, mas muito grandes mesmo, e aí as pessoas tiram o cavalinho da chuva para ser candidato a senador, pra ser candidato a governador, pra ser candidato a presidente”, disse.

Lula, que completa 72 anos nesta sexta, está em Montes Claros, um dos destinos da caravana que realiza pelo Estado, e visita nesta tarde a Coteminas, empresa da família de José Alencar, seu vice nos dois mandatos como presidente da República, morto em 2011. Lula falou na cidade à Rádio Itatiaia.

Ele classificou os comportamentos de Doria como “um erro”: “Agora, ele (Doria) não me causa nenhum problema. Ele pode ser candidato. Ele vai causar problema é pro Alckmin, que é o seu criador”. O prefeito de São Paulo e o governador do Estado disputam internamente no partido quem será o nome da legenda na disputa da Presidência da República no ano que vem.

Coligações
O ex-presidente falou ainda das alianças que precisam ser feitas no Brasil, passando pelo Congresso, para que se possa governar o país. “Seria maravilhoso depois das eleições fossem 513 anjos na Câmara dos Deputados, mais 81 anjos dentro do Senado, pessoas perfeitas, mas não é assim. Cada um tem seus defeitos, cada um tem seus compromissos, tem seu partido, a sua prática. Muitas vezes um senador, um deputado, coloca uma faca nas costas, no peito de quem tá governando para exigir a mudança numa lei. Mas é assim. Faz parte do processo democrático”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?