metropoles.com

Câmara define relatores de processos contra Kokay, Wyllys e Valente

As representações foram protocoladas pelo PR no Conselho de Ética, com o apoio de Laerte Bessa (PR-DF), e sugerem a perda de mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ato em homenagem à Marielle Franco
1 de 1 Ato em homenagem à Marielle Franco - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA), anunciou nesta terça-feira (3/4) os relatores dos processos por quebra de decoro parlamentar abertos contra os deputados Erika Kokay (PT-DF), Jean Wyllys (PSol-RJ) e Ivan Valente (PSol-SP). O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) relatará o processo de Wyllys; Pompeo de Mattos (PDT-RS), o de Valente, e Adilton Sachetti (PRB-MT), o de Erika Kokay.

Todas as representações foram protocoladas pelo PR, com o apoio do deputado Laerte Bessa (PR-DF), da “bancada da bala”, e sugerem a perda dos mandatos. Contra Erika Kokay, pesa a acusação de injúria e difamação por ter feito um discurso no plenário contra Temer, onde o chamou de “criminoso confesso” e “bandido”.

Wyllys é acusado pelo partido de apologia às drogas e “perversão sexual” por ter declarado em entrevista que se o mundo acabasse, aproveitaria para consumir todas as substâncias ilícitas. Já a acusação contra Valente é de calúnia, injúria e difamação por ter feito um discurso no plenário onde insinuou pagamento a parlamentares para salvar o mandato do presidente Michel Temer por duas vezes.

O colegiado não costuma punir os deputados por pronunciamentos ou declarações públicas, uma vez que congressistas têm, constitucionalmente, “imunidade” de fala e expressão de opinião. Nos casos mais recentes, os processos disciplinares foram arquivados.

Cabe ao presidente do Conselho de Ética da Câmara escolher o relator, depois de sorteada uma lista tríplice entre os membros do colegiado. É preciso cumprir determinados pré-requisitos, como não ser do mesmo bloco partidário nem do mesmo estado do deputado acusado. O deputado Izalci (PSDB-DF), que foi sorteado, pediu para não relatar o caso do deputado do PSol do Rio porque pretende se dedicar à pré-campanha ao Governo do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?