metropoles.com

Câmara aprova MP que reorganiza Executivo. Texto vai ao Senado

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) vai para a Casa Civil, sob os cuidados do titular da pasta, Onyx Lorenzoni

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Posse na Câmara
1 de 1 Posse na Câmara - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (15/10/2019), por 314 votos a 57, o texto-base da medida provisória 886/19, que reformula a estrutura do governo federal. Logo depois, os parlamentares rejeitaram os destaques que alterariam o texto.

Agora, o texto, que perde a validade nesta quarta-feira (16/10/2019), será encaminhado para avaliação no Senado.

O projeto transfere o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para a Casa Civil. Antes, era responsabilidade da Secretaria de Governo.

O conselho reúne investimentos prioritários para o governo com a iniciativa privada. Outra alteração da medida prevê uma secretaria única na Casa Civil para fazer articulação com a Câmara e o Senado. Antes, havia duas.

Um dos pontos mais polêmicos da matéria era a subordinação do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sergio Moro.

No entanto, o relator, senador Marcos Rogério (DEM-RO), retirou o trecho do parecer, uma vez que o órgão já foi realocado para o Banco Central, pela MP 893/19, chamado agora de Unidade de Inteligência Financeira (UIF). Antes ele estava na pasta da Economia.

A MP, aprovada na forma de um projeto de lei de conversão, foi assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), um dia depois de sancionar a Lei 13.844/19, que reorganizou a Esplanada dos Ministérios. O texto reduziu o número de ministérios de 29 para 22.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?