metropoles.com

Bolsonaro veta projeto que garante incentivos ao cinema nacional

Proposta prorroga, até 2024, regime tributário especial para investimento em salas de cinema e incentivos previstos na Lei do Audiovisual

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR
21/12/2019 Conversa com a imprensa no Pala?cio da Alvorada
1 de 1 21/12/2019 Conversa com a imprensa no Pala?cio da Alvorada - Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou integralmente o projeto de lei que prorrogava a vigência do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine) e dos benefícios fiscais previstos na Lei do Audiovisual. Pelo projeto, os incentivos passariam a valer até 31 de dezembro de 2024.

O Recine é um regime especial de tributação, voltado à expansão e à modernização do parque cinematográfico brasileiro. Ele determina que as operações de aquisição no mercado interno ou de importação voltadas à implantação ou à modernização de salas de cinema sejam desoneradas de todos os tributos federais, como Imposto de Importação, IPI, PIS/Pasep, Cofins, PIS-Importação e Cofins-Importação.

A Presidência justificou o veto por “razões de inconstitucionalidade”. “A propositura legislativa, ao dispor sobre prorrogação de benefício fiscal, cria despesas obrigatórias ao Poder Executivo, sem que se tenha indicado a respectiva fonte de custeio, ausentes ainda os demonstrativos dos respectivos impactos orçamentários e financeiros, o que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, destacou o Planalto.

A proposta foi aprovada por deputados no início de dezembro e a votação foi concluída por senadores ainda na primeira quinzena do mês.

Os vetos do presidente ainda serão analisados pelo Congresso, que pode derrubá-los.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?