Categorias: Política

Bolsonaro repudia invasão à embaixada da Venezuela em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (ainda do PSL) disse em postagem no Facebook que repudia a invasão da Embaixada da Venezuela no Brasil. Apoiadores do presidente autoproclamado do país, Juan Guaidó, entraram no prédio, em Brasília, na madrugada desta quarta-feira (13/11/2019). Guaidó é reconhecido pelo Brasil e a embaixadora nomeada por ele para o Brasil, María Teresa Belandria, disse que informou ao Itamaraty sobre a movimentação. Oficialmente, o governo brasileiro condenou a invasão desde o início do dia.

O presidente primeiro postou um texto mais contundente (veja imagem abaixo), dizendo “Repudiamos a invasão da Embaixada da Venezuela por pessoas estranhas à mesma”, dizia a postagem publicada no final da manhã desta quarta-feira (13/11/2019). Cerca de meia hora depois, a postagem foi apagada e substituída por uma com tom mais moderado, veja:

Exigência da ONU
Reportagem do colunista Jamil Chade, correspondente do UOL na Suíça, informou que a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou o Brasil sobre sua obrigação de proteger as embaixadas em seu território, uma exigência da Convenção de Viena. Em seu post, Bolsonaro citou a mesma convenção.

Realizada em 1969, a convenção vale no Brasil por força de um decreto de 2009, assinado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Eduardo apoia a invasão
Discordando da posição oficial do pai e do governo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é líder do partido na Câmara, está fazendo uma série de postagens no Twitter em apoio aos partidários de Juan Guaidó que invadiram o prédio, na 803 Sul.

 

Raphael Veleda

Formado em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 2006. Trabalhou como repórter de Cidades no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Na Folha de S.Paulo, trabalhou no controle de erros, produzindo o "Erramos", foi redator da Ilustrada e correspondente em Minas Gerais. Cobriu ciência na Veja.com. Participou do lançamento do jornal Metro em Brasília, onde trabalhou por seis anos e foi repórter de Cidades, Política, Economia e subeditor. Estuda Antropologia na Universidade de Brasília (UnB).

Últimas notícias

Refrescante e fácil: aprenda a fazer o bowl com quinoa e abacate

Preparo leve ganha cor e sabor com pepino, rabanete, tomatinhos e alecrim

1 hora passados

Iti malia! Amizade entre cachorro e papagaio conquista a web

O vídeo fofo mostra os dois brincando em um quintal. Mesmo quando o cão tenta dar umas mordidinhas, o papagaio…

1 hora passados

Avenida Brasil: resumo desta segunda-feira (27/01/2020)

A novela vai ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, após a Sessão da Tarde

1 hora passados

Volta às aulas: MPDFT cobra reforma e reconstrução de 75 escolas

Obras inacabadas impedem implantação de horário integral em algumas unidades. Em outras, estruturas improvisadas castigam quando faz calor

1 hora passados

Cinco dicas que ajudam as crianças na volta à rotina das aulas

Organizar o sono e comprar todo o material necessário do pequeno com antecedência são alguns conselhos

1 hora passados