metropoles.com

Bolsonaro nega racismo no Brasil e elogia Camargo: “Excelente”

Presidente se reuniu com o nomeado para a Fundação Palmares, que teve a indicação suspensa pela Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro – presidente da republica
1 de 1 Jair Bolsonaro – presidente da republica - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou o encontro que teve com Sérgio Camargo, nomeado para assumir a presidência da Fundação Palmares, nessa terça-feira (10/12/2019). O chefe do Executivo disse ter tido uma “excelente impressão” do indicado para o posto.

Questionado por jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta-feira (11/12/2019), o mandatário do país evitou comentar pormenores sobre a ocasião. “Não vou entrar em detalhes porque vocês [repórteres] deterioram tudo isso aí”, frisou. “Não vou falar o detalhe. Gostei muito dele”, completou.

Bolsonaro disse concordar com a defesa de Camargo de que não existe racismo no Brasil. “Não tem essa história de branco e negro. Nós somos iguais e ponto final”, afirmou.

Por fim, o presidente salientou que, com a nova gestão, o Brasil mudou. Pontuou ainda que a “cultura é para a maioria, e não para a minoria”.

Sérgio Camargo foi definido no fim do mês passado como titular da Fundação Palmares. No entanto, na quarta-feira (04/12/2019), o juiz substituto da 18ª Vara Federal do Ceará, em Sobral, Emanuel José Matias Guerra, decidiu conceder medida liminar para suspender a nomeação.

O magistrado atendeu pedido feito por meio de ação civil pública contra a União. A iniciativa questiona os critérios adotados para a escolha de Camargo para assumir o cargo.

A medida foi tomada devido ao risco do que apontou como “rota de colisão com os princípios constitucionais da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afrobrasileira”.

Nas redes sociais, Camargo se apresenta como “negro de direita, contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”. Ele já afirmou que o país tem “racismo nutella“. Também defendeu o fim do feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?