metropoles.com

Bolsonaro liga para Piñera e oferece ajuda em resgate de avião

Aeronave com 38 militares a bordo desapareceu no domingo. O destino era a Antártica e o último registro foi feito sobre a Passagem de Drake

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro e Piñera
1 de 1 Bolsonaro e Piñera - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) telefonou para o mandatário do Chile, Sebastián Piñera, na manhã desta terça-feira (10/12/2019) e ofereceu ajuda nas buscas pelo avião que desapareceu com 38 militares no último domingo (08/12/2019), após decolar para a Antártica.

“Já falamos com o Presidente Piñera e pedimos a Deus que todos os envolvidos tenham êxito no resgate”, informou o presidente.

Bolsonaro informou que um navio polar da Marinha já está a caminho da Passagem de Drake, levando dois helicópteros.

A Passagem de Drake situa-se entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártica, no Oceano Atlântico. É uma das zonas com as piores condições meteorológicas marítimas do mundo. Mais cedo, ao sair do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que também colocou à disposição dos chilenos um avião recém-adquirido pela Força Aérea.

O avião C-130 Hércules da Força Aérea do Chile fazia voo de Punta Arenas para a Antártica na última segunda-feira (09/12/2019). A aeronave decolou às 16h55 de Punta Arenas e perdeu contato às 18h13 (horário de Brasília).

De acordo com a Força Aérea do Chile, o destino dos militares era a base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártica. Eles trabalhariam na manutenção do oleoduto de abastecimento da base e na realização de tratamentos anticorrosivos.

“Oferecemos um avião de busca nosso, recém-adquirido, vamos colocar à disposição deles. Sabemos das dificuldades. Aquela região, quando acontece um acidente, em poucos minutos que cai dentro d’água, não sobrevive. Estamos torcendo para que isso não tenha acontecido, mas choca a todos nós, esses 38, a maioria militares, que desapareceram indo para a Antártica”, disse o presidente, na saída do Palácio da Alvorada.

A embarcação que já está a caminho é o Navio Polar Almirante Maximiano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?