Categorias: Política

Bolsonaro diz que há “campanha fabricada” contra soberania da Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) compartilhou nas redes sociais neste sábado (24/08/2019) um vídeo de uma entrevista do general Villas Boas, ex-comandante do Exército, em que critica interesse de países na Amazônia. “Dói na alma ver brasileiros não enxergando a campanha fabricada contra a nossa soberania na região”, disse o chefe do Executivo.

No vídeo, o general conta sobre uma operação na Terra Indígena Yanomami em que foi identificada a presença do rei da Noruega, possível após um acordo sigiloso que teria sido feito entre os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e a Fundação Nacional do Índio (Funai). O ex-comandante, no entanto, não dá mais explicações sobre a situação.

“Há um déficit de soberania, é assim que tem que interpretar as coisas”, aponta Villas Boas. “Nenhum país europeu tem autoridade para querer nos ensinar como tratar do nosso meio ambiente”, completou.

Os incêndios que ocorrem há mais de duas semanas na Floresta Amazônica e as recentes falas de Bolsonaro colocaram o país no centro de uma crise diplomática. O presidente da França, Emmanuel Macron, direcionou duras críticas ao mandatário brasileiro e se disse preocupado com a situação no Brasil.

Nesta semana, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU)António Guterres, declarou no Twitter estar profundamente preocupado com os incêndios na Floresta Amazônica. A presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, também se colocou sensível ao tema.

Thaís Paranhos

Nascida e criada na capital da República, formou-se em jornalismo em 2009 pelo Centro Universitário Iesb. Foi repórter do site e da Editoria de Cidades do Correio Braziliense entre 2010 e 2015, com experiência em cobertura sobre uso e ocupação do solo no Distrito Federal. Tem certificação em Mídias Sociais pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Atuou no gerenciamento das redes sociais do Consulado Honorário do Brasil em Seattle (WA). Integra a equipe do Metrópoles desde janeiro de 2019.

Últimas notícias

Bolsonaro vai a culto na Igreja Memorial Batista em Brasília

Na saída do Alvorada, na manhã deste domingo (19/01/2020), o presidente comemorou conquista da Florida Cup pelo Palmeiras

8 minutos passados

PCC: polícia de MS caça 90 fugitivos de presídio no Paraguai

Policiais de folga foram convocados para atuarem no município sul-mato-grossense de Ponta Porã, próximo a Pedro Juan Caballero

14 minutos passados

Maju Coutinho se confunde toda no JN e web sai em defesa dela

A apresentadora recebeu apoio após a gafe ao vivo na TV Globo

27 minutos passados

Integrantes do PCC fogem de presídio na fronteira Brasil/Paraguai

Segundo jornal paraguaio, ao menos 90 homens escaparam por um túnel. Autoridades locais haviam sido informadas do plano há um…

36 minutos passados

Bruna Marquezine implora: “Devolvam o celular da Manu Gavassi”

A amiga da atriz é uma das participantes do BBB20

37 minutos passados

Sobe para 29 total de mortos em incêndios na Austrália

Nas últimas horas, a chuva e a descida de temperaturas estão ajudando os bombeiros a conter dezenas de focos ativos…

54 minutos passados