Bolsonaro desembarca em Bento Gonçalves para cúpula do Mercosul

Este é o último encontro dos líderes do Cone Sul sob a presidência pro tempore do Brasil. No ano que vem, liderança será do Paraguai

Marcos Corrêa/PRMarcos Corrêa/PR

atualizado 05/12/2019 13:21

Enviada especial a Bento Gonçalves (RS) – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou na manhã desta quinta-feira (05/12/2019) a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participará da 55º cúpula dos líderes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Ao desembarcar, Bolsonaro era aguardado pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Este é o último encontro dos líderes do Cone Sul sob a presidência pro tempore do Brasil. No próximo semestre, a liderança será exercida pelo Paraguai.

Também participa dessa cúpula o presidente da Argentina, Mauricio Macri. Já o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, não compareceu por motivos de saúde. Ele será representado pela vice-presidente do país, Lucía Topolansky.

Sete ministros acompanham Bolsonaro ao Vale dos Vinhedos: Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura Pecuária e Abastecimento), Fernando Mandetta (Saúde), Osmar Terra (Cidadania) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Pela manhã, haverá uma reunião plenária com os chefes de Estado. Os quatro presidentes assinarão acordos multilaterais do bloco. Haverá um almoço e, depois, eles participam de cerimônia de plantio das “Vinhas do Mercosul”.

A previsão é que os presidentes falem à imprensa no início da tarde.

Últimas notícias