Categorias: Política

Gabinete de Bolsonaro comprou passagem para o Rio no dia da morte de Marielle

À época em que Jair Bolsonaro ainda era deputado federal, recém-filiado ao PSL, o gabinete do parlamentar comprou duas passagens para o Rio de Janeiro no dia do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 14/03/2018, segundo registros do Portal da Transparência da Câmara dos Deputados. Não é possível saber, no entanto, se Bolsonaro chegou a embarcar.

No mesmo dia, há, no painel de presença da Câmara, dois registros que comprovam que o então deputado estava em Brasília, um às 14h e outro às 20h38. No dia seguinte ao assassinato de Marielle, Bolsonaro registrou presença na Casa às 9h30.

Veja abaixo:

O Metrópoles entrou em contato com o Palácio do Planalto, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Entenda
Em outubro, o Jornal Nacional, da TV Globo, veiculou uma reportagem com depoimento do porteiro que trabalhava no condomínio onde Jair Bolsonaro tem uma casa, no Rio de Janeiro. O funcionário citou o presidente ao relatar que um dos suspeitos de participação na morte da vereadora foi até o local e pediu para ligar na casa do chefe do Executivo.

A emissora informou também que, no dia e horário informados pelo porteiro, Bolsonaro estava em Brasília, na Câmara, e teve presença registrada no painel de votação da Casa.

No mesmo mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, enviou um ofício ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para apurar as circunstâncias nas quais o nome de Bolsonaro foi citado.

Na ocasião, Aras encaminhou ao Ministério Público do Rio o ofício assinado por Moro. Este, por sua vez, pediu que a Polícia Federal abrisse um inquérito na última semana para investigar o depoimento prestado pelo porteiro do condomínio.

Mayara Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Iesb. Foi redatora no Poder360 e repórter na editoria de Política da Rede Vida de Televisão. Estagiou na assessoria da Agência Espacial Brasileira e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Atualmente, atua na cobertura da Câmara dos Deputados pelo Metrópoles.

Últimas notícias

William Bonner tira fotos com fãs e esposa dele admira o carinho

Os dois ainda pararam em uma ótica e a fisioterapeuta experimentou alguns óculos de grau

3 minutos passados

DOU: Anvisa regulariza importação de Cannabis para uso medicinal

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A agência aprovou uma proposta que simplifica o procedimento

3 minutos passados

Lakers foram avisados da morte de Kobe em retorno a Los Angeles

Time voava de volta à Califórnia após jogo contra o Philadelphia 76ers quando notícias passaram a chegar para os jogadores

6 minutos passados

Banca recebe advertência por erro em prova da PMDF de 2018

Na correção de redações, em algumas provas, as falhas foram apontadas pelo Iades; em outras, não. Mas há atenuantes, segundo…

8 minutos passados

Sobe para 45 o número de mortos em decorrência das chuvas em MG

Somente em Belo Horizonte, a Defesa Civil confirmou 13 mortes. Cinco eram de uma mesma família, que morreram após desabamento

10 minutos passados

Um mês antes de morrer, Kobe ajudou vítimas de acidente de carro

Em registro que circula nas redes sociais, Bryant aparece confortando vítimas e até ajudando no controle do tráfego

11 minutos passados