metropoles.com

Bebianno à PF: para ir ao PSL, Bolsonaro topou repasses a Bivar

O atual presidente chancelou decisão de repassar 30% do fundo eleitoral do PSL para o diretório do partido em Pernambuco

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/Agência Brasil
bebianno1
1 de 1 bebianno1 - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-ministro Gustavo Bebianno afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que o então candidato Jair Bolsonaro assinou um acordo em 2018 para repassar 30% do fundo eleitoral do PSL (cerca de R$ 2,7 milhões) para o diretório do partido em Pernambuco. As informações são da Folha de S. Paulo.

O deputado Luciano Bivar, fundador e presidente nacional da sigla, é investigado sob suspeita de desviar parte desses recursos por meio de falsas candidaturas femininas. O “laranjal” da legenda nas eleições foi revelado no início do governo, mas Bolsonaro afirma desconhecer o esquema.

Bebianno, por sua vez, presidiu interinamente o PSL em 2018, coordenou a campanha presidencial e foi ministro do atual presidente, mas acabou demitido em menos de dois meses, ao se desentender com Bolsonaro e um de seus filhos, Carlos, na época da revelação do escândalo.

As decisões sobre as candidaturas nos estados couberam exclusivamente aos diretórios regionais, alega Bebianno. A Executiva Nacional apenas formalizava o repasse. Ao ser questionado sobre por que o diretório de Pernambuco foi beneficiado com as maiores cifras, Bebianno afirmou que no início de 2018 houve um acordo entre Bolsonaro e Bivar para que o então pré-candidato ingressasse no PSL.

Bebianno se desfiliou do PSL e agora ingressará no PSDB, de João Doria.

O ex-aliado de Bolsonaro explicou que não sabe o que foi feito com o dinheiro repassado a Pernambuco. Procurados, nem o Palácio do Planalto, nem Bivar, nem Eduardo Bolsonaro se manifestaram. Através da assessoria do PSL, ainda foram procurados Bivar e o vice-presidente do PSL, Antônio Rueda, mas os dois também não retornaram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?