metropoles.com

Auditor da Tüv Süd fica calado em CPI do Senado que apura Brumadinho

Presidindo a sessão, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que a comissão quer “separar os lambaris dos tubarões”

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Oliveira/Agência Senado
CPIBRUM – CPI de Brumadinho
1 de 1 CPIBRUM – CPI de Brumadinho - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O engenheiro Arsênio Negro Júnior, auditor da empresa alemã Tüv Süd, ficou calado durante audiência no Senado Federal, na tarde desta terça-feira (23/04/2019). Negro Júnior foi convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as causas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa de mineração Vale, a CPI de Brumadinho, mas apresentou um habeas corpus para permanecer em silêncio.

Segundo o relator da CPI, senador Carlos Viana (PSD-MG), a intenção era que o engenheiro esclarecesse se a empresa foi pressionada a assinar os laudos de estabilidade das barragens da Vale.

No entanto, Negro Júnior disse apenas que já prestou “oitivas longas e complexas” à polícia e ao Ministério Público e foi aconselhado a permanecer em silêncio.

Presidindo a sessão, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que a CPI quer “separar os lambaris dos tubarões”. Mas que todos os convocados estão protegendo a Vale e seus colegas. “Está claro que a Vale está pagando advogados e conquistando habeas corpus”, completou o parlamentar.

Já a senadora Juíza Selma (PSL-MT), disse que ao optar pelo silêncio, o engenheiro apenas “angariou a antipatia de todas as pessoas”.

Além de Negro Júnior, o geólogo César Augusto Paulino Grandchamp e o engenheiro Felipe Figueiredo Rocha, executivo da área de Recursos Hídricos, compareceram à audiência realizada pela CPI.

Grandchamp negou que soubesse do risco de rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Enquanto isso, Felipe Rocha confirmou que foi feita uma apresentação para a Vale sobre os riscos das barragens da empresa que citava a de Brumadinho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?