metropoles.com

Associação critica decreto federal sobre transporte interestadual

Para Anatrip, risco é de que empresas não coloquem ônibus para rodar sem número mínimo de passageiros; gratuidades também podem ser afetadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
foto-do-homem-que-mantem-refens-em-onibus-do-rio-de-janeiro-1566298215601_v2_900x506
1 de 1 foto-do-homem-que-mantem-refens-em-onibus-do-rio-de-janeiro-1566298215601_v2_900x506 - Foto: Reprodução/TV Globo

A Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiro (Anatrip) criticou decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que “institui a Política Federal de Estímulo ao Transporte Rodoviário Coletivo Interestadual e Internacional de Passageiros”. Para a entidade, a medida “desregulamentou” o setor.

O decreto fixa quatro princípios da política federal: livre concorrência; liberdade de preços, de itinerário e de frequência; defesa do consumidor; e redução do custo regulatório.

Na avaliação do diretor da Anatrip, Clayton Vidal, o texto abre brechas para situações que podem prejudicar o consumidor. Com liberdade quanto aos itinerários, por exemplo, ele afirma que as empresas podem decidir só sair com seus ônibus se houver certeza de rentabilidade, ou seja, se o número de passageiros for suficiente para garantir lucro.

“O cidadão vai comprar sua passagem, mas não terá a garantia que o ônibus vai sair nem garantia de devolução do dinheiro”, criticou.

A entidade também questiona as diretrizes estabelecidas no texto, como a que trata da definição dos serviços sujeitos à adoção de gratuidades instituídas por lei. “A partir de agora o governo vai definir alguns desses serviços que estarão obrigados a transportar quem tem direito ao passe livre”, pontuou o diretor.

Além disso, eles avaliam que, embora o governo federal alegue que sua intenção com o decreto é estimular o livre mercado e que isso pode gerar mais competitividade entre empresas de ônibus,  as novas regras podem resultar em preços maiores para os passageiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?