metropoles.com

Amazonenses voltam às urnas para escolha de novo governador

O último chefe do Executivo no estado, José Melo (Pros), foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 4 de maio deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Urna eletrônica – voto
1 de 1 Urna eletrônica – voto - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os mais de 2,3 milhões de eleitores amazonenses voltam às urnas neste domingo (6/8) para escolher novo governador. No último 4 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do mandato do então chefe do Executivo no estado, José Melo (Pros), e do vice dele, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida (PSD), assumiu o governo interinamente.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) estima que por volta das 20h (21h no horário de Brasília) já será conhecido o governador eleito do estado. No horário previsto, o desembargador e presidente do TRE-AM, Yedo Simões, fará um balanço das eleições.

O desembargador informou, durante entrevista coletiva, que os locais de votação serão fechados às 17h, com exceção de sete municípios onde, por causa do fuso horário, as urnas serão fechadas às 18h. De acordo com as autoridades eleitorais e de segurança do Amazonas, até o momento as eleições transcorrem dentro de um clima de bastante ordem e tranquilidade.

O TRE-AM informou também que 17 urnas eletrônicas apresentaram falhas técnicas na primeira hora de votação. Porém, segundo a Corte, o problema foi resolvido e o pleito segue normalmente em todo o estado.

“Está muito tranquilo até agora. É importante ressaltar que os softwares desta eleição são os mesmos da eleição municipal do ano passado. Portanto, são estáveis e não devemos ter nenhuma outra intercorrência ao longo da votação até as 17h”, avaliou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Rodrigo Camelo.

Das 17 urnas que apresentaram problemas técnicos, seis estão em seções eleitorais de Manaus, duas em Aripuanã e duas em Tefé. As outras falhas ocorreram em Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Canutama, Urucará, Anamã e Boa Vista do Ramos.

Antes mesmo do início da votação, às 8h (9h em Brasília), eleitores amazonenses já faziam filas para entrar nas zonas eleitorais.

Organização
A votação mobilizou um contingente de 35 mil pessoas, segundo o TRE-AM. As Forças Armadas enviaram um contingente de 4 mil militares. Parte deles teve que viajar até 30 horas de barco para chegar às comunidades mais afastadas. O tribunal prevê é de que a eleição custará em torno de R$ 23,5 milhões, incluindo o deslocamento de tropas das tropas.

Entre as 46 localidades de mais difícil acesso estão São José de Meneoá e Vale das Benções, no município Juruá, e comunidade do Roque, em Carauari. A viagem para muitos servidores começou na segunda-feira, quando saíram os primeiros barcos com baterias, bobinas e laptops.

As características geográficas do Amazonas dificultam a fiscalização e facilitam a prática de compra de votos e abuso da máquina pública.

Gilmar Mendes
O presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acompanha todo o processo da eleição em Manaus. O magistrado deverá conceder entrevista coletiva para dar parecer sobre o pleito. Em 26 de julho deste ano, Gilmar esteve na capital amazonense e verificou os preparativos da eleição.

Nove candidatos concorrem ao cargo. A seguir, um breve resumo sobre cada um deles:

Amazonino Mendes
Partido: PDT
Nasceu no Amazonas e é formado em direito. Iniciou sua vida política em 1983, quando foi eleito prefeito de Manaus. Foi eleito para o cargo mais duas vezes, em 1993 e em 2009. Por três vezes, também foi governador do Amazonas. Em 1991 e em 1992 foi senador. O vice de Amazonino é o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.

Senador Eduardo Braga
Partido: PMDB
Natural de Belém, no Pará, o parlamentar é engenheiro. Elegeu-se vereador em 1983. Já foi deputado estadual e federal, governador do Amazonas em dois mandatos e vice-prefeito de Manaus. É senador desde 2011. O vice de Braga é Marcelo Ramos, do PR.

Jardel Deltrudes
Partido: PPL
O cabeleireiro nasceu no Amazonas e foi o último candidato a se registrar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Concorreu a vereador em 2012, mas não se elegeu. A advogada Fabiana Campos Silva Wilkens, também do PPL, é sua vice.

Deputado estadual José Ricardo
Partido: PT
Nascido no Rio Grande do Sul, mora em Manaus desde os 7 anos. É formado em economia e em direito. Ele concorreu a uma eleição pela primeira vez, em 1996, para vereador, ficando como quarto suplente. Conquistou vaga de vereador em 2004 e, pela segunda vez, em 2008. Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual. Seu vice é o deputado estadual Sinésio Campos, também do PT.

Jornalista Liliane Araújo
Partido: PPS
Potiguar de Natal, no Rio Grande do Norte, já foi candidata a vereadora de Manaus, pelo PR, e a deputada estadual, mas não foi eleita. No mês passado, sua candidatura foi indeferida pelo TRE do Amazonas por problemas na filiação partidária. Ela recorreu da decisão. Apesar disso, seu número e nome vão aparecer nas urnas, mas os votos só serão contabilizados com a decisão final do TSE. Seu vice é o Cabo Lobo, da Polícia Militar.

Deputado estadual Luiz Castro
Partido: Rede
Paulistano, mora no Amazonas desde 1977. É advogado e já foi presidente da Associação Amazonense de Municípios. Entre 2003 e 2004 foi secretário estadual de Produção, Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado. Castro está em seu quinto mandato como deputado estadual. O delegado João Victor Tayah, do PSOL, é o vice.

Marcelo Serafim
Partido: PSB
Nascido em Manaus, é formado em farmácia e bioquímica. Já presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas. Em 2006, foi eleito deputado federal e, em 2012, vereador. O vice é Sirlan Cohen, do PMN.

Rebecca Garcia
Partido: PP
A economista manauara foi deputada federal pelo Amazonas em 2006. No pleito seguinte, alcançou a reeleição. Também já foi superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em 2014, se candidatou a vice-governadora na chapa de Eduardo Braga, do PMDB, que perdeu para o ex-governador cassado José Melo, do Pros. O vice de Rebecca é o vereador Felipe Souza, do Podemos, antigo PTN. Ele substituiu o deputado estadual Abdala Fraxe, do PTN, que teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE com base na Lei da Ficha Limpa.

Vereador Wilker Barreto
Partido: PHS
Amazonense formado em economia e mestre em Sustentabilidade e Meio Ambiente. Ele preside a Câmara Municipal de Manaus pela segunda vez e está em seu terceiro mandato como vereador. A vereadora professora Jacqueline, também do PHS, é a vice de Barreto.

(Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?