*
 

Alvaro Dias (Podemos) e Guilherme Boulos (PSol) responderam questionamento sobre propostas e metas para a educação no debate da RedeTV! e Istoé nesta sexta-feira (17/8).  A emissora recebe oito presidenciáveis para discutir projetos para o país.

Dias afirmou que pretende oferecer educação integral a 100% dos estudantes do país. “Gastamos mais proporcionalmente que os Estados Unidos. Eles, 4,5%; e o Brasil, 6% do PIB. Falta competência, planejamento e honestidade”, disse o candidato.

Boulos, por sua vez, garantiu criar, se eleito, 1 milhão de novas vagas no ensino superior. “Vamos ajudar os estudantes em dívida com o Fies [Fundo de Investimento Estudantil]. Suspender a dívida do Fies por um ano para que esse jovem organize a sua vida e conclua seu estudo”, afirmou.

Oito candidatos participam do segundo debate presidencial na TV. Na quinta-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele estivesse presente no evento na Rede TV! e revista IstoÉ – a decisão foi reiterada nesta sexta. O líder petista está preso desde abril, em Curitiba (PR), condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Pelo menos sete debates devem ocorrer antes do primeiro turno do pleito, em 7 de outubro. A TV Gazeta e o Estadão promovem o encontro dos candidatos em 9 de setembro. No dia 18 do mesmo mês é a vez do site Poder 360 e da revista Piauí receberem os presidenciáveis. Na sequência, a revista Veja, TV Aparecida e SBT/UOL/Folha de S.Paulo realizam o confronto entre os candidatos em 20, 26 e 30 de setembro. A TV Globo encerra os encontros do primeiro turno em 4 de outubro.