metropoles.com

Álvaro Antônio vai ao Senado falar sobre o laranjal do PSL

O autor do requerimento que será cumprido nesta terça é o senador Randolfe Rodrigues. O ministro sempre negou qualquer irregularidade

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
Marcelo Álvares Antônio
1 de 1 Marcelo Álvares Antônio - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Após não atender a um primeiro convite, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, vai prestar esclarecimentos no Senado Federal nesta terça-feira (22/10/2019) sobre as denúncias de candidaturas laranjas no PSL. A presença do aliado do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na comissão foi confirmada pela assessoria do Ministério do Turismo ao Metrópoles.

O autor do requerimento é o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Álvaro Antônio já havia sido previamente convidado à Comissão de Transparência Fiscalização e Controle, do Senado Federal, em 19 de março deste ano, mas não compareceu.

Para Randolfe, o ministro deve explicações sobre o emprego de candidaturas laranjas no PSL durante as eleições de 2018. O caso é investigado pela Polícia Federal (PF) e tem pressionado o mandatário da República, que fez discurso anti-corrupção na disputa ao Planalto. 

Em junho, foram presos Mateus Von Rondon, assessor do ministro; Haissander Souza de Paula, ex-assessor; e Roberto Silva Soares, ex-assessor e primeiro-secretário do diretório do PSL em Minas Gerais. Segundo a Polícia Federal, Roberto Silva Soares é suspeito de negociar a devolução de dinheiro recebido por candidatas do partido.

No requerimento, Randolfe esclarece que sete postulantes de Pernambuco e Minas Gerais receberam recursos do PSL, mas obtiveram poucos votos nas últimas eleições. Para o senador, isso “é um forte indicativo de que foram candidaturas laranjas”. Ou seja: concorreram apenas para cumprir a lei que exige 30% de participação feminina na lista de candidatos.

Álvaro Antônio nega ter cometido qualquer irregularidade na campanha eleitoral de 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?