metropoles.com

Ex-PM considerado o “Pablo Escobar brasileiro” é preso na Hungria

Organização criminosa chefiada pelo traficante havia sido alvo da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
major carvalho
1 de 1 major carvalho - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão, nesta terça-feira (21/6), do ex-policial militar Sérgio Roberto de Carvalho, o Major Carvalho, considerado hoje um dos maiores traficantes internacionais.

A ação foi realizada com apoio de agências internacionais. Carvalho também é conhecido como o “Pablo Escobar brasileiro”.

A prisão é decorrente das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal em 2020, que culminou na expedição de mandados de prisão para o Major Carvalho e outros investigados, bem como na apreensão de mais de R$ 500 milhões da organização criminosa chefiada pelo “Escobar brasileiro”.

Na Operação Enterprise foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África.

Aparência lícita

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (laranjas) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

Segundo a PF, a ação que resultou na prisão do Major Carvalho foi deflagrada pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Budapeste, na Hungria, e teve como elemento essencial a troca de informações e difusão Vermelha publicada a pedido da Polícia Federal.

Na Europa, o ex-policial militar se escondeu sob identidades falsas.

“No momento, a Polícia Federal adota as providências formais decorrentes da captura após as diligências policiais que culminaram nessa importante prisão”, acrescentou a corporação.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:  https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?