metropoles.com

PF prende ex-gerente da Petrobras em nova ação da Lava Jato

Operação apura o pagamento de vantagens indevidas a executivos da Petrobras, por meio do Setor de Operações Estruturadas da estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
operaçao lava jato – policia federal
1 de 1 operaçao lava jato – policia federal - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (20/10), 10 ordens judiciais decorrentes de investigação que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba para apurar o pagamento de vantagens indevidas a executivos da Petrobras por meio do Setor de Operações Estruturadas, o departamento de propinas do Grupo Odebrecht. Um dos alvos de mandado de prisão é Luis Carlos Moreira, ex-gerente executivo internacional da Petrobras.

Ao mandar prender Moreira, Moro viu “boa prova de materialidade e autoria” e também “riscos à ordem pública e à aplicação da lei penal”. A captura do ex-gerente havia sido requerida pelo Ministério Público Federal, no Paraná, em alegações finais.

Em nota, a PF informou que cumpriria hoje quatro mandados de busca e apreensão, um mandado de condução coercitiva e um mandado de prisão temporária. Também três intimações determinadas pelo Juízo Federal com a imposição de outras medidas cautelares conforme estabelece os artigos 282 e 319 do Código de Processo Penal.

De acordo com as investigações, há indícios concretos de que um grupo de gerentes da Petrobras uniu-se para beneficiar a Odebrecht em contratações com a petroleira, mediante o pagamento de valores de forma dissimulada em contas de empresas off-shores estabelecidas no exterior.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro. O investigado preso temporariamente será conduzido à carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Em outro procedimento e atendendo também à determinação da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR, a Polícia Federal deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva de réu condenado em ação penal. Também neste caso, ele será conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Mandados

Rio de Janeiro/RJ
3 mandados de busca e apreensão
1 mandado de condução coercitiva
1 mandado de prisão temporária
3 intimações de medidas alternativas
1 mandado de prisão preventiva (ação penal)

Recife/PE
1 mandado de busca e apreensão

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?