metropoles.com

PCGO indicia 195 por uso de documento falso na vacinação contra Covid

Moradores de Catalão usaram formulários forjados para furar a fila da vacinação de quem tem comorbidade. Médica da cidade assinou documentos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
vacinação em goiás contra a covid-19
1 de 1 vacinação em goiás contra a covid-19 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A Polícia Civil de Goiás (PCGO) concluiu um inquérito que indicia 195 moradores de Catalão, cidade do Sul goiano, pelo uso de documentos falsos para furar a fila da vacinação da Covid-19. Elas teriam forjado atestados médicos e se passaram por pessoas com comorbidades.

Os investigados teriam se vacinado durante o mês de junho deste ano. Essas pessoas chegaram a desembolsar valores, segundo a polícia, para pagar pelos formulários. Uma médica da cidade e a secretária dela estão entre os indiciados, pois teriam assinado os documentos indevidamente.

O fato foi comunicado à polícia pela própria Secretaria Municipal de Saúde, que começou a detectar suspeitas de irregularidade na imunização de algumas pessoas.

0

Cerca de mil formulários foram analisados pela investigação e mais de 220 pessoas foram ouvidas, durante mais de três meses de apuração.

O delegado responsável pelo caso, Fernando Maciel, afirma que foram colhidos, ainda, padrões de letras e assinaturas para identificar quem estava por trás da liberação dos documentos. O trabalho pericial confirmou a autoria.

Dezenas de pessoas acabaram confessando o uso do documento falso, durante os interrogatórios, e narraram ao delegado como tudo havia ocorrido.

Crimes

A médica que assinou alguns dos formulários foi indiciada por falsidade ideológica e a secretária dela, que não é médica, mas que mesmo assim assinou parte dos atestados, foi indiciada por falsidade material.

As pessoas que se aproveitaram dos formulários para furar a fila da vacinação foram indiciadas por uso de documento falso.

“Essa investigação é um trabalho da Polícia Civil em homenagem a todas as pessoas que tiveram parentes vitimados pela Covid-19 e, principalmente, todas aquelas pessoas que respeitaram a fila de vacinação”, diz o delegado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?