metropoles.com

Paraquedista que morreu em salto praticava manobra arriscada, diz amigo

Leandro Torelli saltava em Boituva. Segundo Centro Nacional de Paraquedismo, o esportista fez uma curva brusca em baixa altitude

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
Paraquedista morto em salto
1 de 1 Paraquedista morto em salto - Foto: Arquivo Pessoal

O paraquedista Leandro Torelli, 33 anos, morreu durante um salto nesse domingo (25/10), em Boituva, no interior de São Paulo. Segundo o também paraquedista e amigo da vítima, Felipe Assis, Leandro estava aprimorando a técnica de “curva baixa”, uma manobra perigosa do esporte.

De acordo com o Centro Nacional de Paraquedismo, Leandro fez uma curva brusca em baixa altitude, o que diminuiu a pressão no paraquedas. Manobras como essa fazem com que o paraquedista desça em alta velocidade e podem provocar acidentes. As informações são do G1.

Segundo Felipe, essa manobra é responsável por grande parte das mortes no paraquedismo. “A maior quantidade de gente que morre nesse esporte é por conta da curva baixa. Não é falha de equipamento e nem nada do tipo”, afirmou.

“Quando um atleta faz uma curva com o paraquedas, ele pendula. Então, quando é feita uma curva baixa e ele está muito perto do chão, o esportista acaba sendo o peso embaixo do pêndulo e quando vai voltar isso pode ser fatal. Foi o que aconteceu com ele”, explica o paraquedista.

Leandro tinha mais de mil saltos, era instrutor de paraquedismo e considerado experiente. Felipe conta que a curva baixa geralmente é feita por atletas que estão em progresso e utilizam paraquedas menores.

“Para evitar esse tipo de acidente é preciso fazer uma curva mais alta, compensando na altura, e posicionando para o pouso em uma linha reta. Se partir deste princípio, o paraquedismo é seguro”, afirma Felipe.

A Confederação Brasileira de Paraquedismo vai realizar uma perícia para a análise do caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?