metropoles.com

Operação da PF mira doleiros que lavaram R$ 200 milhões em 10 anos

Ao todo, 60 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão em escritórios e residências dos suspeitos

atualizado

Compartilhar notícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (9/10), a Operação Amphis, para investigar esquema criminoso de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, operado por doleiros em vários estados e no exterior.

Ao todo, 60 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão em escritórios e residências dos suspeitos. A Justiça Federal de Recife também decretou apreensão de veículos e imóveis e bloqueio de contas dos investigados e de empresas fantasmas. A ação ocorre na seguintes unidades federativas: Pernambuco, Goiás, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.

As medidas miram três doleiros de Recife, pessoas que os auxiliavam nas atividades criminosas, além de indivíduos que se valeram de serviços ilícitos.

As investigações tiveram início em 2014 para apurar a atuação da organização criminosa transnacional, que praticava evasão de divisas, manutenção de instituição financeira clandestina, falsidade documental, descaminho e lavagem de dinheiro, capitaneados por grupo criminoso atuante em Recife e em outras capitais do país, além de operar também no Estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Só no Brasil, o grupo movimentou mais de R$ 200 milhões nos últimos 10 anos, por meio da abertura de contas bancárias com documentos falsos ou em nome de empresas fantasmas.

A PF ainda analisa documentos e arquivos digitais. As penas dos crimes, somados, podem chegar a 29 anos de prisão.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?