metropoles.com

Tereza Cristina: “Nunca se vai conseguir” tabela justa de frete

Ela declarou ainda que a iniciativa privada não precisa tabelamento, avaliando que não é o melhor instrumento para a área

atualizado

Compartilhar notícia

tereza-cristina
1 de 1 tereza-cristina - Foto: null

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que “nunca se vai conseguir” uma tabela justa de frete. Por isso ainda não há a tal “tabela justa”, comentou a titular da Pasta, durante evento em Londrina, no Paraná. A declaração foi divulgada no período da tarde desta quinta-feira (24/1) na conta do Twitter do Ministério da Agricultura.

Ela declarou ainda que a iniciativa privada não precisa da tabela do frete, ou num cenário de livre mercado, como o brasileiro. “Não é o instrumento melhor (o tabelamento do frete)”, disse. “E a negociação (sobre o tabelamento) continua no governo.”

Caminhoneiros reclamam de falta de fiscalização na tabela
No ano passado, uma greve paralisou a maior parte dos caminhoneiros em todo o país que reivindicavam, entre outras coisas, uma nova tabela com preços mais altos para os fretes. Além disso, eles criticavam o preço dos combustíveis, sobretudo o diesel.

A categoria reivindicou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) precisava fiscalizar a aplicação da tabela por parte dos contratantes, algo que não estaria ocorrendo em várias regiões do país. A ANTT argumentou, no entanto, que precisava de uma regulamentação específica para poder fiscalizar os preços cobrados no transporte de cargas — algo que nunca foi feito no Brasil.

Compartilhar notícia