Novo centro para tratamento de câncer em SP terá nome de Bruno Covas

Centro oncológico que homenageia ex-prefeito será no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina e tem previsão para abrir em novembro

São Paulo – A prefeitura da capital paulista anunciou, nesta quinta-feira (1º/7), o lançamento do Centro Oncológico Bruno Covas, que ficará no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina, na zona sul da cidade. O nome é uma homenagem ao ex-prefeito da cidade, morto pela doença em 16/5.

“A vontade do Bruno era a de que todas as pessoas tivessem direito ao mesmo tratamento que ele tinha, com os mesmos exames. O que estamos fazendo é iniciar este processo para que as pessoas possam ter um pouco dessa oportunidade, com equipamentos de altíssima tecnologia como ele teve, como era o seu desejo”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Em anúncio, a administração municipal diz ainda que conta com doações da iniciativa privada para a construção de mais dois andares do centro, que tem previsão de abrir em novembro.

A promessa é de que o local tenha capacidade para realizar cerca de 5 mil exames por mês com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, um robô será doado pelo Hospital Albert Einstein para realizar cirurgias na unidade. A tecnologia é uma inovação da rede municipal hospitalar no país.

“Com este equipamento, São Paulo será a primeira cidade do Brasil que fará esse tipo de cirurgia oncológica pelo SUS, dispondo aos seus cidadãos esse serviço”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.