metropoles.com

Niterói reabre estabelecimentos e vive o pior momento da pandemia

Lojas e outros empreendimentos puderam reabrir no início da semana mesmo com a média móvel de mortes pela Covid-19 batendo recorde

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução
vista de Niteroí
1 de 1 vista de Niteroí - Foto: reprodução

Niterói está reabrindo os estabelecimentos comerciais na mesma semana em que bateu o recorde na média móvel de mortes por Covid-19 em uma semana no município fluminense. A cidade vai na mesma linha da capital do estado, que também afrouxou as medidas de restrição à circulação do coronavírus.

Na segunda-feira (19/4), lojas de rua, shopping centers e academias, entre outros, puderam reabrir as portas na cidade. No mesmo dia, a média móvel de óbitos em sete dias por conta da Covid-19 foi de 18,3, o segundo maior já registrado desde o início da pandemia. Ele fica atrás apenas do valor alcançado no domingo (18/4), que foi de 18,4, e no sábado (17/4), de 19,3.

O gráfico a seguir mostra como evoluíram a média móvel de casos e mortes em Niterói desde junho. Na terça-feira (20/4), houve uma queda para ambos os indicadores porque, de acordo com o Brasil.Io, a prefeitura não divulgou as informações de novos registros para o dia.

No início da semana, a média móvel de casos atingiu 251,7, o maior já registrado para a cidade. Isso mostra que o vírus continua circulando e infectando novas pessoas, o que por sua vez pressiona os serviços hospitalares.

Uma das medidas adotadas por Niterói para conter o avanço da doença foi a criação de barreiras sanitárias em acessos ao município, como a ponte Rio-Niterói que liga o local à capital do estado. Nas barreiras, fiscais fazem a medição de temperatura dos motoristas e ocupantes dos veículos e encaminham as pessoas com febre para uma unidade de saúde.

A preocupação com casos importados se justifica tanto pela pressão que outros municípios exercem na capacidade hospitalar de Niterói quanto pela situação do estado como um todo. O Rio de Janeiro também está na pior situação desde o início da pandemia, com uma média móvel de mortes em 282 na segunda, o maior resultado já registrado para o local.

 

Compartilhar notícia