metropoles.com

Muda Senado estuda seis nomes para lançar à presidência da Casa

O grupo também se comprometeu em trabalhar para colocar, ao menos, uma mulher na Mesa Diretora e até duas no colégio de líderes

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro França/Agência Senado
Senador Lasier Martins STF direita
1 de 1 Senador Lasier Martins STF direita - Foto: Pedro França/Agência Senado

O Muda Senado — grupo com cerca de 20 senadores com pautas de combate à corrupção e a favor da Operação Lava Jato — definiu, nesta quinta-feira (10/12), que lançará candidatura à presidência da Casa. Há seis nomes colocados e a definição deve ocorrer apenas em meados de janeiro de 2021.

O grupo também se comprometeu em trabalhar para colocar, ao menos, uma mulher na Mesa Diretora e até duas no colégio de líderes.

Os nomes são Alvaro Dias (Podemos-PR), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Mara Gabrilli (PSDB-SP). “Vamos definir o nome mais viável com chances de ir ao segundo turno”, disse Martins.

A eleição interna do Senado ocorre no próximo dia 2 de fevereiro de 2021. Com a ratificação do impedimento da reeleição do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), diversos grupos começaram a articular candidaturas.

Outros

A bancada do MDB, a maior da Casa, tenta lançar um candidato com a ajuda do Palácio do Planalto. Os nomes especulados são os dos líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (TO), além do líder do partido, Eduardo Braga (AM).

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senadora Simone Tebet (MS), também se movimenta para ser opção.

Alcolumbre também estudar lançar um nome. Entre os cotados estão o vice-presidente da Casa, senador Antônio Anastasia (PSD-MG), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Marcos Rogério (DEM-RO), Daniella Ribeiro (PP-PB) e Nelsinho Trad (PSD-MS). O PSDB analisar lançar o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?