metropoles.com

MPF recorre à Justiça para Paes perder foro em acusação de corrupção

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, (DEM), ganhou o direito ao foro por prerrogativa de função em decisão do Tribunal Regional Federal 2

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Eduardo Paes, prefeito do Rio
1 de 1 Eduardo Paes, prefeito do Rio - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – O Ministério Público Federal (MPF) recorreu à Justiça para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), não ter direito a foro especial e responder pelos crimes de corrupção passiva e fraude em licitação em contratos fechados na construção do Complexo Esportivo de Deodoro, zona norte, para a Olímpiada de 2016. O pedido de habeas corpus de Paes foi julgado pela 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região no último dia 21 e aceito por unanimidade pelos desembargadores.

“Há evidente contradição no acórdão (decisão colegiada) ora embargado, haja vista que a relatora curva-se ao suposto entendimento pacificado no âmbito da 1ª Seção Especializada desse TRF ao mesmo tempo em que admite que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal – instâncias revisoras dessa Corte Regional – está consolidada em sentido contrário”, afirmou o procurador regional da República José Augusto Vagos.

De acordo com denúncia do MPF, Paes, em seu mandato de 2012 a 2016, teria articulado a criação de um consórcio formado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e OAS para garantir a vitória da licitação da obra de construção do Complexo Esportivo.

As obras foram orçadas em cerca de R$ 647 milhões, a serem pagos com repasse de verbas federais. Segundo o MPF houve desvio de mais de R$ 120 milhões numa das principais obras do evento.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?