metropoles.com

MPF denuncia coletivo Facada Fest por cartazes críticos a Bolsonaro

A denúncia foi entregue à Justiça em 15 de setembro de 2020 e tramita na 4ª Vara Federal Criminal do TRF-1

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Facada em Jair Bolsonaro
1 de 1 Facada em Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra os organizadores do Facada Fest, evento de punk e hardcore em Belém (PA), por cartazes críticos ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O processo corre na 4ª Vara Federal Criminal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Segundo o MPF, os artistas do Facada Fest teriam cometido crimes de injúria contra a honra de Jair Bolsonaro, além de apologia de crime – no caso, a facada que ele levou em 2018, em Juiz de Fora (MG).

Quatro organizadores do evento e o ilustrador Paulo Victor Magno estão na mira da Justiça por causa de dois cartazes usados para divulgação do festival.

Num deles, divulgado para a edição de 2019, Bolsonaro é representado pelo palhaço Bozo, que é empalado por um lápis.

Em outro, o presidente, que ganhou o bigode de Hitler, aparece vomitando fezes sobre uma floresta. Ele ainda veste uma cueca com a bandeira americana e tem uma arma na mão.

A denúncia foi entregue à Justiça em 15 de setembro de 2020. Na última quinta (25/3), a defesa dos artistas entrou com um habeas corpus pedindo que a investigação seja paralisada e que o processo não seja aceito pela Justiça.

Após uma investigação da Polícia Federal, de acordo com a denúncia do MPF, os cartazes tinham mais do que críticas a Bolsonaro. “Houve, sim, manifesto abuso por parte dos denunciados, o que afetou diretamente a honra do presidente da República e propiciou a exaltação de um ato criminoso”, diz o documento.

No Facebook, o Facada Fest disse que a denúncia se caracteriza “como uma grave violação à liberdade de expressão e ao direito de manifestação crítica e artística, ou seja, um verdadeiro ato de criminalização indevida e perseguição política a um movimento coletivo social representante da contracultura do rock paraense”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?