metropoles.com

MPF defende transferência de Adélio do presídio de Campo Grande

Para o órgão, o autor do ataque à faca contra Bolsonaro precisa de um lugar adequado para cumprir a internação por prazo indeterminado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Adélio Bispo de Oliveira_agressor bolsonaro
1 de 1 Adélio Bispo de Oliveira_agressor bolsonaro - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou contra a permanência de Adélio Bispo de Oliveira – autor do ataque à faca contra o presidente Jair Bolsonaro – no Presídio Federal de Campo Grande. Em parecer enviado ao juiz federal corregedor do presídio, o MPF argumenta que o sistema penitenciário não possui estrutura adequada para cumprir a medida de segurança de internação por prazo indeterminado à qual Adélio foi sentenciado.

O agressor de Bolsonaro foi considerado inimputável por sofrer de transtorno mental delirante persistente. O MPF requer a negação do pedido de renovação da permanência de Adélio no presídio, com devolução imediata ao juízo de origem.

Para o MPF, “não se questiona a gravidade do ato praticado por Adélio, que visava em última instância atacar pilares fundamentais da democracia, como a liberdade de voto e o direito fundamental de ser candidato. Entretanto, isso não pode servir de justificativa para adoção de soluções sem sustentáculo no ordenamento jurídico”.

“O que o Ministério Público Federal pretende é salvaguardar a própria sociedade, permitindo que profissionais capacitados examinem continuamente a evolução da doença mental e da periculosidade de Adélio, de modo a impedir a sua desinternação antecipada”, diz a manifestação.

O parecer do MPF baseia-se nos ofícios em que a direção do presídio reconhece a inaptidão do órgão para promover a execução da medida de segurança imposta na sentença e pede a sua imediata transferência para local adequado.

O Departamento Penitenciário Nacional esclareceu ao MPF que todas as penitenciárias apresentam a mesma estrutura, possuindo capacidade de ofertar apenas os serviços de saúde de baixa e média complexidade. “Ou seja, não existe unidade no sistema dotada de estrutura para execução de medidas de segurança”, diz o MPF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?