metropoles.com

MPE pede reprovação das contas de campanha de Romário

O órgão apontou diversas irregularidades nas quantias gastas. O MPE pede a devolução de valores gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Romário, de terno e gravata, fala ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Senador Romário, de terno e gravata, fala ao microfone - Metrópoles - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou a reprovação das contas de campanha do senador reeleito Romário (PL). Além da desaprovação de gastos por constatar irregularidades nas Eleições 2022, o órgão pede a devolução de valores.

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro constatou a presença de inconsistências na prestação de contas, como ausência de descrição detalhada da despesa, erro na listagem de datas e falta de comprovação da prestação do serviço contratado.

Em apenas um dos itens apontados pela procuradoria, o valor alcança R$ 3,5 milhões. A quantia se refere à constatação de falhas na comprovação de gastos com a empresa Vitoriaci Comunicação 2022 SPE Ltda., relativos à produção de programas de rádio, televisão ou vídeo.

Também entraram na mira do Ministério Público Eleitoral irregularidades em gastos com atividades de militância de rua, bandeiragem e panfletagem, contratadas com recursos do Fundo Eleitoral, que totalizaram R$ 161.468,54.

A área técnica do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) seguiu o mesmo entendimento do MPE e também constatou que “as irregularidades identificadas, analisadas em conjunto, comprometem as contas apresentadas”.

“As diversas irregularidades detectadas, sobretudo quando conjuntamente consideradas, não são de menor importância, afigurando-se suficientes para a rejeição das contas”, escreveu o procurador Flávio Paixão de Moura Júnior.

O Metrópoles tentou  contato com a assessoria do senador Romário, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?