metropoles.com

MP nega ter errado ao sugerir arquivamento de inquérito sobre prédio

Edifício no centro de São Paulo desabou após um incêndio na madrugada de terça-feira (1°)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Índia Mumbai desabamento prédio
1 de 1 Índia Mumbai desabamento prédio - Foto: Reprodução/Twitter

Segundo o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, não foi considerado um erro o pedido de arquivamento do inquérito responsável por apurar possíveis riscos à segurança no edifício Wilton Paes de Almeida. O prédio desabou após um incêndio na madrugada de terça-feira (1°/5). De acordo com a investigação policial, o fogo começou após curto-circuito no quinto andar.

“Não se trata de erro. Tratam-se de laudos, análises dos momentos em que elas ocorrem. É preciso olhar os processos, os procedimentos como um todo”, disse o procurador-geral à imprensa.

O inquérito civil havia sido aberto após uma representação feita ao Ministério Público Estadual (MPE) com base em informações colhidas na Ouvidoria Geral do Município e Prefeitura Regional da Sé, em agosto de 2015. A ação foi assinada pelo morador de um prédio vizinho Rogério Baleki.

Segundo Gianpaolo Poggio Smanio, o pedido de arquivamento levou em consideração as tratativas que ocorriam naquele momento, março deste ano, entre a Prefeitura de São Paulo e a União, “já resolvendo os problemas existentes”.

“Esse é o quadro que se tinha até então. Hoje a situação é outra, as investigações estão permanecendo”, ressaltou. “O Ministério Público está acompanhando tudo que deve ser feito. É uma mera sugestão, uma mera análise interna, que a própria promotoria já retomou”, acrescentou o procurador-geral.

Ele reiterou que a função do MP é de fiscalização. Já as “atribuições administrativas”, “de solucionar os problemas” das ocupações são da prefeitura e da União. “Todas elas têm laudos, todas elas têm questões que vão sendo tratadas administrativamente”, declarou Smanio.

Reunião
Na tarde desta quinta-feira), representantes do Ministério Público se reuniram com integrantes de movimentos sociais e gestores da Prefeitura de São Paulo. “Estamos fazendo hoje uma encontro para que essas coisas não se repitam. Nós estamos, aqui, com os movimentos sociais e a prefeitura para poder cuidar dessa questão”, ressaltou Gianpaolo Poggio Smanio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?