metropoles.com

Mourão vai a exposição de fotos feita por pessoas com síndrome de down

O Secretário-geral da presidência, Floriano Peixoto, também visitou o local. Na ocasião, o secretário se disse encantado

atualizado

Compartilhar notícia

MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
MOURÃO CUMPRE AGENDA EM SP
1 de 1 MOURÃO CUMPRE AGENDA EM SP - Foto: MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em comemoração à data que homenageia pessoas que tem a síndrome de down, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), visitou exposição de fotos feitas por adolescentes e jovens adultos com a condição nesta quinta-feira (21/3). A mostra está sendo exibida nos corredores do Palácio do Planalto.

Ao longo dos cerca de 10 minutos que passou por lá, o vice-presidente cumprimentou os jovens e disse que eles são um “exemplo de superação”. No encontro, o general da reserva tirou fotos junto aos autores, que demonstraram alegria com a visita.

O Secretário-geral da presidência, Floriano Peixoto, também visitou o local. Na ocasião, o secretário se disse encantado com as fotografias e incentivou os meninos a nunca desistir de seus sonhos. “Vocês são uns artistas”, disse Floriano.

A exposição
A exposição fotográfica organizada por mães com filhos portadores da condição segue pelos corredores do palácio e do Senado, no Congresso Nacional.

O grupo surgiu em 2017, com o blogue “diário da inclusão”, que incentiva a integração dos portadores de down na sociedade. “A exposição é a prova que eles conseguem tudo, e precisam apenas de um empurrãozinho para isso”, disse Lourdes Lima, organizadora do evento.

“Nunca pensei que pudéssemos chegar tão longe” contou a fotógrafa Gi Salles, que acompanhou os jovens em campo. Segundo as organizadoras, todas as fotos foram feitas integralmente pelos garotos, sem nenhuma influência das mães.

“Fazer as fotos foi muito fácil, era só pegar a câmera, ajoelhar e apertar o zoom”, contou o fotógrafo Ian Santana Stuckert, de 22 anos, portador da síndrome. O jovem explicou que suas fotos são inspiradas no paraíso, e que ele tenta retratar o céu por meio das imagens.

“Um dia minha mãe vai morrer e eu vou ficar sem ela. É por isso que eu faço essas fotos e quero ser fotógrafo”, disse o garoto, emocionado. A exposição segue no palácio até esta segunda-feira (25/3) e segue para a praça central do shopping JK, em Taguatinga.

Compartilhar notícia