Morre Antônio Martins, ex-presidente da extinta Radiobrás

O jornalista tinha 77 anos e lutava contra a Esclerose Lateral Amiotrófica. Ele comandou a empresa no governo José Sarney

Agência Brasil
Compartilhar notícia

Morreu nesta terça-feira (28/01/2020) o  jornalista Antônio Martins de Vasconcelos. Aos 77 anos, ele perdeu a luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Antônio Martins Martins foi presidente da extinta Radiobrás, atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante o governo do então presidente José Sarney. O velório será nesta quarta-feira (29/01/2020), às 11h30; e o enterro às 15h, no Cemitério da Boa Esperança, na Asa Sul.

Nascido em Crateús (CE), Martins estudou em convento, tornou-se padre, mas deixou a batina para se dedicar ao jornalismo, iniciando a carreira no Recife (PE).

Mais tarde, veio para Brasília e tornou-se um jornalista reconhecido, principalmente no mundo político. Segundo o jornalista e fotógrafo Orlando Brito, que foi amigo de Martins, não havia um político importante que não quisesse ouvi-lo. “Ele tinha uma visão muito grande sobre a democracia”, disse.

Brito disse que, à frente da extinta Radiobrás, Martins foi um presidente empreendedor, ativo e que colocou jornalistas da empresa para viajar para o interior do país, o que não era comum naquela época.

Após sair da Radiobrás, Martins fundou a empresa Som e Letras, que distribui material radiofônico para todo o país. Segundo Brito, Martins nunca abandonou o jornalismo.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile