Categorias: Brasil

Moradores reclamam de água suja nas torneiras de cidade paulista

A cidade de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, está sofrendo transtorno por causa da coloração da água. De acordo com os moradores, o problema acontece sempre no fim da tarde e perdura há cerca de 30 dias. As informações são do G1.

Eberson Artur é pastor e morador do bairro São Francisco. Ele afirma estar preocupado com a situação, pois não sabe se a água é prejudicial à saúde. “Temos animais e crianças em casa. Não sabemos se podemos beber a água ou fazer comida. Fica bem complicado”, afirma Eberson.

Lucimara Garcia Muller é proprietária de uma escola de natação no município e precisou desmarcar as aulas. “Eu estou tendo prejuízo, porque tenho casos de duas mães que vieram me questionar se não havia o perigo de os filhos pegarem infecção de pele ou outra doença. Além disso, uma senhora veio e foi embora sem fazer a aula”, disse Lucimara.

Situação da água
Segundo o responsável químico do Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAE) de Santa Fé do Sul, Roberto Carlos de Mello, diversos testes já foram feitos e a água está liberada para o consumo. “Se tiver excesso de metais na água, não que a quantidade esteja acima do limite da portaria, só que devido ao excedente, alguns produtos que jogamos na água, vai reagir e dar uma coloração amarela. O aspecto dela é imprópria, mas a água se considera potável”, disse Roberto.

O departamento ainda não sabe o motivo para a situação estar ocorrendo, mas suspeita de que a estiagem registrada no ano de 2019 tenha influenciado diretamente a coloração da água.

A situação é semelhante à que ocorre em várias cidades do Rio de janeiro, incluindo a capital. No estado vizinho, o problema afeta cor, sabor e cheiro da água.

 

Nathalia Kuhl

Graduanda em jornalismo no UniCEUB. Já foi estagiária em assessoria de comunicação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Chefiou o site OBrasilianista, da consultoria política Arko Advice, e trabalhou com produção na RedeTv! Apaixonada por jornalismo social e político, produziu artigos a respeito da reforma da Previdência. Atualmente, escreve sobre política e Brasil no portal Metrópoles.

Últimas notícias

Condenados irmãos que mataram mulher espancada no DF

Dupla teria contado com a ajuda de uma terceira pessoa, que segue sem ter sido identificada

1 minuto passados

Salário de Larissa Manoela na Globo impressiona fãs. Saiba quanto

Há anos a emissora carioca tenta "roubar" a atriz da programação infantojuvenil do SBT

3 minutos passados

Rolou na 4ª: Cid Gomes baleado e o “foda-se” de Augusto Heleno

Comissão especial mista da reforma tributária foi instalada no Congresso. O colegiado trabalhará por 45 dias até a entrega de…

37 minutos passados

Exército envia militares aos EUA para fazer “reparos elétricos”

Missão ocorre nas instalações da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), que passa por reforma

38 minutos passados

Sampaoli: São Paulo só precisa de três reforços para ganhar tudo

Para o treinador chileno, Tricolor Paulista só está abaixo do Flamengo em termos de força do elenco

39 minutos passados

Eduardo Bolsonaro culpa Cid por tiros: “Atitude insensata”

Filho do presidente criticou o senador por ter tentado invadir um quartel amotinado de policiais na cidade cearense de Sobral

48 minutos passados