metropoles.com

Ministério da Justiça abre investigação contra empresas de turismo

Senacon irá apurar queixas por alterações, cancelamentos, atraso e reembolso da CVC, Decolar.com, 123 Milhas, Max Milhas e Viajanet

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Coronavirus-viagens-4
1 de 1 Coronavirus-viagens-4 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra o Ministério da Justiça, decidiu, nesta segunda-feira (27/6), abrir processo administrativo para investigar reclamações de consumidores sobre prestação de serviços de cinco empresas de turismo durante a pandemia.

As agências de turismo CVC, Decolar.com, 123 Milhas, Max Milhas e Viajanet serão investigadas por conta de cancelamentos, atraso e reembolso.

“A Senacon busca apurar possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor no que diz respeito a cancelamentos, remarcações, reembolsos e reaproveitamento de créditos de viagens e reservas”, afirmou a Senacon em nota.

As agências lideraram o ranking de queixas registradas na plataforma Consumidor.gov.br, durante a pandemia de Covid-19. Entre os principais problemas relatados estão: dificuldade para alterar ou cancelar o contrato/serviço e a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos, reembolso e retenção de valores.

De acordo com a Senacon, caso condenadas nos processos, as cinco empresas poderão ser multadas no valor de até R$ 13 milhões, entre outras punições.

O que diz as investigadas:

Em nota enviada ao Metrópoles, a Decolar afirmou que está em contato com os órgãos responsáveis pelas investigações: “A Decolar está tentando ter acesso ao processo, mas adianta que mantém constante diálogo com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, incluindo a Senacon, visando o aprimoramento contínuo de suas práticas de atendimento aos clientes”.

A MaxMilhas informou ao Metrópoles que ainda não foi notificada sobre a investigação e que trabalha com pesquisas e comparações de preços de passagens aéreas. Confira a nota: A MaxMilhas ainda não foi notificada sobre o caso, e permanece à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários. Vale ressaltar que a MaxMilhas é uma plataforma que oferece pesquisa, comparação e intermediação de passagens aéreas, e atua de forma constante na melhoria e aprimoramento de seus serviços, prezando pelo cuidado e transparência na relação com seus clientes.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações