metropoles.com

Óleo: Interpol auxilia Polícia Federal a esclarecer o crime

Um navio grego está sendo apontado como responsável pelo desastre ambiental; a embarcação atualmente está ancorada na Nigéria

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Rodrigues/Secom Sergipe
Oleo praia nordeste
1 de 1 Oleo praia nordeste - Foto: Marcos Rodrigues/Secom Sergipe

A Polícia Federal informou, nesta sexta-feira (01/11/2019), que solicitou a ajuda internacional da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) para compor as investigações sobre o vazamento de óleo no litoral nordestino, e do navio grego que está sendo apontado como responsável pelo desastre ambiental.

A embarcação, que tem o nome de Boubolina, da empresa Delta Tankers, foi encontrada próxima ao local das manchas, transportando óleo cru de um  terminal de carregamento de petróleo da Venezuela. O navio está atualmente ancorado em um porto da Nigéria.

“A partir da localização inicial, foi possível identificar o único navio petroleiro que navegou pela área suspeita, por meio do uso de técnicas de geointeligência e cálculos oceanográficos regressivos”, informou a PF.

O local de origem do vazamento, de acordo com a PF, fica a cerca de 700 quilômetros da costa da Paraíba. “Temos imagens que mostram que no dia 28 de julho não tinha a mancha, e no dia 29 havia. Então ela surgiu nesse período”, diz o delegado Agostinho Cascardo, um dos responsáveis pela investigação.

A Operação Mácula cumpre dois mandados de busca e apreensão contra as empresas Lachmann Agência Marítima e Witt O’Brien’s, ligadas à Delta Tankers, companhia dona do navio.

As circunstâncias do incidente ainda não foram relevadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações