metropoles.com

Governo vê redução de queimadas na Amazônia e situação “sob controle”

Alegação, feita no fim da tarde desta 2ª, é de que imagens de satélite mostram diminuição expressiva de focos de incêndio em toda a região

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaro no Alvorada, 26/08
1 de 1 Bolsonaro no Alvorada, 26/08 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O governo federal alegou na tarde desta segunda-feira (26/08/2019) que houve diminuição de focos de incêndio na Amazônia e que a situação está “sob controle”. A avaliação foi feita depois de uma reunião do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

“Demos uma resposta rápida. É lógico que não é uma situação simples, mas ela está sob controle”, afirmou o ministro, após o encontro.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, em Rondônia, por exemplo, o governo considera a existência de apenas duas áreas com fogo. “Há um declínio substancial do número de focos [de incêndio]”, afirmou. Os dados são do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Azevedo e Silva detalhou a divisão da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal, região que normalmente conta com um efetivo fixo de 43 mil militares.

Reprodução/Censipam

Reprodução/Censipam

Reprodução/Censipam

Para o combate aos incêndios, houve reforço de pelo menos 1.500 homens no Comando Norte, que ficou responsável pela atuação em Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins. No Comando Amazônia, presente em Amazonas, Rondônia, Roraima e Mato Grosso, há mais mil militares.

De acordo com o porta-voz, há expectativa de uma visita do presidente Jair Bolsonaro à região. Nesta terça-feira (27/08/2019), Bolsonaro terá uma reunião com os governadores dos nove estados que fazem parte de área.

“A partir da metade da semana é possível que nós tenhamos essa equipe lá in loco, para verificar a evolução positiva dos trabalhos. É possível que com o presidente, mas não temos ainda a confirmação”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?