metropoles.com

Fundo da Petrobras bancará Força Nacional Ambiental, diz Salles

Ministro do Meio Ambiente afirmou, porém, que não há um prazo para a nova unidade e o Conselho da Amazônia começarem a funcionar

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 23/07/2019 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás local: Palacio do planalto Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 23/07/2019 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás local: Palacio do planalto Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Ricardo Salles, do Ministério do Meio Ambiente, deu mais detalhes nesta terça-feira (21/01/2010) sobre a criação do Conselho da Amazônia e da Força Nacional Ambiental. Os dispositivos serão criados por ordem do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para a proteção da Floresta Amazônica.

Segundo o ministro, o conselho, que ficará sob o comando do vice-presidente, Hamilton Mourão, contará com a participação de todos os ministérios. Contudo, informou que o plano de ação ainda “está sendo desenhado”.

Questionado sobre as tropas que farão parte da Força Nacional Ambiental, Salles disse que a ideia é de que efetivos de órgãos ambientais e policiais militares façam parte da mobilização.

“A partir de agora nós vamos desenhar qual é o potencial efetivo que cada estado tem a oferecer, com cada especificidade de cada tropa. Uma vez treinados para esse desempenho, terão a agregar a essa força”, declarou o ministro.

Orçamento
Em relação aos recursos utilizados para a criação da força-tarefa, Salles informou que o dinheiro transferido do fundo da Petrobras (R$ 630 milhões), no âmbito da Lava Jato, para ações de proteção à Amazônia, será usado na implantação da medida. Ele também disse que estudos estão sendo feitos, mas que o dispositivo cabe no orçamento do governo.

“Com relação ao orçamento, já há uma relação sendo estudada e ele será suportado pelo remanejamento de verbas. Portanto, ha espaço orçamentário para isso”, disse o titular do Meio Ambiente.

O ministro não soube dizer quando as medidas entrarão em vigor, mas afirmou que a ideia é criar a Força Nacional Ambiental “o mais rápido possível”.

“Tão logo esteja desenhado o modelo. Não temos um prazo desenhado ainda. Os estados já tem o efetivo e o governo tem uma estratégia de ação. O mais rápido possível”, disse Salles.

Entenda
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro informou que determinou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional Ambiental, que atuará na “proteção do meio ambiente da Amazônia”.

O anúncio ocorre após o governo brasileiro e o próprio presidente se tornarem alvos devido aos desastres ambientais no país em 2019.

Bolsonaro ainda informou que o vice-presidente, Hamilton Mourão, será o coordenador do conselho, que deverá organizar ações entre ministérios para “proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?