metropoles.com

Devastação na Chapada: TCU auditará políticas de combate a incêndios

Fiscalização deverá analisar aspectos como legislação para tratamento de desastres naturais e recursos da União disponíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Ramilla Rodrigues/ICMBio
1508844345089
1 de 1 1508844345089 - Foto: Ramilla Rodrigues/ICMBio

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu fazer uma nova fiscalização sobre as políticas governamentais de combate e prevenção a incêndios, por causa das ações ocorridas nas duas últimas semanas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A comunicação foi feita na sessão plenária desta quarta-feira, (1º/10), pelo ministro Aroldo Cedraz.

O trabalho dos auditores deverá analisar aspectos relacionados à legislação para tratamento de desastres naturais, recursos do Orçamento Geral da União disponíveis para essas ações, estímulos à formação de um “Corpo de Bombeiros voluntário”, equipamentos e técnicas de monitoramento nacional para combate às queimadas e integração nos três níveis de governos para o uso de forças especiais e educação ambiental.

O incêndio na Chapada consumiu 66 mil hectares do Parque Nacional, o equivalente a 27,5% de sua área total de 240 mil hectares, a qual passou a ter em 5 de junho, por meio de um decreto que ampliou sua extensão. O tamanho do parque até aquela data era de 65 mil hectares.
Não há data para conclusão do trabalho do TCU, que deve redundar em uma série de recomendações e determinações de melhorias para lidar com situações emergenciais de incêndios, dentro e fora de unidades de conservação ambiental.

Reabertura
O Parque da Chapada reabriu nesta quarta-feira. De suas três trilhas, duas, com 5,5 km cada, estão livres para visitação. Uma terceira trilha, de 21 km de extensão, está fechada, mas em função do período de chuvas, e não devido ao incêndio. Como nesta trilha é preciso que o visitante atrevesse um rio, ela fica fechada durante os meses chuvosos, por causa do aumento de vazão.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) vão permanecer na região do parque até o próximo domingo (5).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?