Cidades

Médica é demitida por liberar paciente com perfuração no pulmão

3 minutos de leitura
Médica é demitida por liberar paciente com perfuração no pulmão
Foto: PM-MT/ Divulgação

Uma médica que atendia na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Sorriso (400 km de Cuiabá) foi demitida após mandar para casa um paciente de 18 anos – que havia sido esfaqueado por um colega de escola – com uma perfuração no pulmão. O rapaz precisou voltar mais tarde na UPA e foi atendido por outro médico, que fez o novo diagnóstico.

Quando a médica atendeu o rapaz, apenas fez um curativo e o mandou para casa. Porém, como continuava com dores, ele retornou à UPA mais tarde e outro profissional diagnosticou a perfuração no pulmão e uma hemorragia.

Por causa da gravidade do quadro clínico, o jovem precisou ser encaminhado ao Hospital Regional de Sorriso.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde de Sorriso, assim que informado sobre o caso, o secretário Luiz Fabio Marchioro pediu o afastamento da médica. Ela estava em seu primeiro dia de trabalho na UPA, era contratada, não concursada, foi demitida e, ainda conforme a assessoria, não irá mais retornar à unidade, que inclusive já conta com um médico substituto.

O ferimento

A facada aconteceu na esquina da Escola Estadual Arlete Capelari, no Bairro Rota do Sol, em Sorriso, no dia 16 de abril. A Polícia Militar foi acionada pela diretora da escola, que informou que estava acontecendo uma briga generalizada entre os alunos.

Uma equipe policial foi até a escola, mas a briga já havia terminado. A diretora, então, informou que um estudante estava no banheiro da escola com uma lesão causada por uma facada no tórax. O corpo de bombeiros foi acionado, atendeu a vítima, de 18 anos, e a encaminhou à UPA Central de Sorriso.

Conforme o boletim de ocorrência, o aluno que teria esfaqueado o colega tinha ido embora. A equipe então foi até a casa dele e, sob supervisão da responsável pelo garoto de 15 anos, ele relatou aos policiais que estaria sendo ameaçado pela vítima já havia uma semana.

Ainda segundo o suspeito, no dia 16 de abril, ele estava indo para a escola com sua namorada, quando, ao chegar na esquina, encontrou o jovem de 18 anos e outro aluno parados e com uma faca, que utilizaram para tentar atingi-lo.

Os três teriam iniciado uma briga e o adolescente de 15 anos, segundo relato dele, conseguiu pegar a faca do outro rapaz e fugiu, jogando a faca em um terreno baldio próximo à escola.

Na UPA Central, os policiais conversaram com a vítima, que nesse momento já havia sido liberada pela primeira médica. O jovem disse que na semana anterior tinha presenciado o adolescente de 15 anos xingando uma colaboradora da escola e, por isso, chamou atenção dele.

Segundo o relato da vítima aos policiais, no dia 16 de abril, ele encontrou o adolescente com a namorada e os dois começaram uma discussão, momento que o jovem de 18 anos deu um soco no adolescente de 15.

Assim que agredido, o adolescente teria puxado uma faca pequena e começado a esfaquear o colega de escola. Depois, conforme o boletim de ocorrência, ele teria pegado uma faca maior, porém, outro aluno interviu e impediu que a briga continuasse.

Os policiais realizaram buscas e não encontraram a faca grande, mas, mais tarde, a diretora ligou para a equipe dizendo que encontrou um canivete próximo ao muro da instituição de ensino e o material foi recolhido.

Até o registro do boletim de ocorrência, acreditava-se que o jovem esfaqueado tivesse sofrido apenas um corte superficial no tórax, a surpresa, no entanto, veio somente mais tarde, com o aumento da dor e a descoberta da perfuração no pulmão, já com hemorragia.

Estado de saúde

O LIVRE entrou em contato com a família do jovem esfaqueado e que sofreu com o erro médico. Apesar do susto, a mãe do rapaz disse que nesta terça-feira (23) ele já recebeu alta e está se recuperando em casa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes