metropoles.com

Média de mortes por Covid-19: 18 estados registram alta; apenas 3 estão em queda

Acre e Mato Grosso do Sul, por exemplo, são as unidades federativas com a maior média de óbitos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
homenagem vitimas covid DF brasilia finados 2020 pandemia1
1 de 1 homenagem vitimas covid DF brasilia finados 2020 pandemia1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O aumento de mortes e casos de Covid-19 pelo Brasil é realidade. Nas últimas 24 horas, foram registrados 964 óbitos e quase 43 mil novas confirmações da doença, números semelhantes aos do pico da pandemia no país. Na tentativa de conter mais uma onda, alguns estados acenderam o alerta e voltaram a adotar regras mais rígidas de isolamento.

De acordo com as informações analisadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, em relação ao balanço do Ministério da Saúde divulgado nessa terça-feira (15/12), 18 estados brasileiros impulsionaram o rastro letal do novo coronavírus nas últimas duas semanas. Isso significa que essas unidades da Federação registraram alta de mais de 15% nos indicadores em comparação aos 14 dias imediatamente anteriores.

Acre e Mato Grosso do Sul, por exemplo, são as unidades federativas com a maior variação da média de mortes. Nessa terça, o estado ao norte do país registrou aumento de 200%. Já os sul-mato-grossenses viram a taxa subir 125%. Das 16 restantes, quatro (Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal e Amapá) superaram variação de 50%.

Na contramão, apenas três estados viveram semanas mais tranquilas ultimamente: Maranhão, Ceará e Amazonas, que tiveram redução de mais de 15% no número de mortes. Tocantins, Rondônia, Piauí, Pará, Goiás e Espírito Santo estão com os números estáveis.

Veja a situação de cada estado:

No Twitter, o microbiologista Átila Iamarino, que se tornou uma das principais vozes da ciência sobre o novo coronavírus no Brasil, analisou o fenômeno. “Voltamos a uma média móvel de 650 mortes por dia. Nessa toada, que ainda aumentará, um mês de atraso para começar uma campanha de imunização nacional são pelo menos 20 mil vidas. São mais sequelados. São mais empresas fechadas e empregos perdidos. É mais defasagem de ensino”, disse.

Vacina

Em documento enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (15/12), consta que a previsão do governo para a vacinação “da população em geral” é 12 meses, sendo que todo o plano de vacinação deve ser concluído em um período um pouco maior, de 16 meses.

Além disso, o Ministério da Saúde estima iniciar a vacinação efetiva da população contra a Covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a entrega dos primeiros lotes.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou casos está longe do ideal. Isso porque eles podem ter variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para diminuir esse efeito e produzir visão mais fiel, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete. O nome “móvel” é devido à variação do total de óbitos dos sete dias anteriores.

Como analisar os números?

Por causa do tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas: comparar a média móvel de hoje com a de 14 dias atrás. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam estabilidade da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?