metropoles.com

Covid: mais de 8,5 milhões de brasileiros estão com a 2ª dose atrasada

Em apenas 10 dias, o número de pessoas que não retornaram para receber a segunda dose do imunizante aumentou cerca de 1,5 milhão

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fila no Parque da Cidade para vacinação de pessoas de 37 anos
1 de 1 Fila no Parque da Cidade para vacinação de pessoas de 37 anos - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde alerta que mais de 8,5 milhões de brasileiros não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com a pasta, o primeiro lugar no ranking nacional dos estados com a maior quantidade de pessoas que iniciaram o esquema vacinal e não terminaram é de São Paulo, com 1,69 milhão. O Rio de Janeiro assume a segunda posição, com 1,06 milhão; e Minas Gerais, com 1,02 milhão.

“Vale lembrar que estudos comprovam que apenas com as duas doses a pessoa garante a maior efetividade na imunização”, ressalta a pasta.

Crescente

O número de pessoas que não receberam a segunda dose só cresce. Há exatamente 10 dias, 7 milhões de brasileiros não tinham ido tomar a D2 da vacina contra a Covid-19. Ou seja, em menos de 2 semanas, a quantidade aumentou cerca de 1,5 milhão.

Em 22 de julho, a pasta havia divulgado que aproximadamente 4 milhões de indivíduos não voltaram aos postos. No dia 7 de julho, o quantitativo era ainda menor: 3,4 milhões.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que todos os agentes imunizantes disponíveis no PNI são extremamente eficazes, efetivos e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Segundo o titular da pasta, o problema não é falta de vacina. “Não justifica que as pessoas não procurem a sala de vacinação para tomar a segunda dose da vacina, porque ela não está faltando. Aqueles que não tomaram ainda, a busquem”, ressaltou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?