metropoles.com

Lula, Moraes e Weber confirmam presença em posse de presidente do STM

Francisco Joseli Parente Camelo toma posse no STM nesta quinta-feira (16/3), após ser eleito em dezembro de 2022. Ele fica no cargo até 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/STM
Imagem colorida de Francisco Joseli Parente Camelo, presidente do STM - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Francisco Joseli Parente Camelo, presidente do STM - Metrópoles - Foto: Divulgação/STM

A posse do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Francisco Joseli Parente Camelo, vai reunir representantes e pelo menos dois poderes da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente do STF, ministra Rosa Weber, confirmaram presença na cerimônia, que ocorre nesta quinta-feira (16/3). O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), ainda não informou se participará.

O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações que investigam os atos de 8 de janeiro, também estará na posse do novo presidente. Recentemente, Moraes decidiu que os militares envolvidos no movimento golpista que depredou os prédios do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto não serão julgados pela Justiça Militar, mas pelo Supremo.

A decisão foi tomada pela consideração de que eles cometeram crimes civis e de que a “Justiça Militar não julga crimes de militares, mas sim crimes militares” e atendeu a um pedido da Polícia Federal.

O tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo foi eleito para ocupar o cargo, em dezembro de 2022, e toma posse esta semana. Joseli declarou em entrevista ao Jornal O Globo que concorda com a decisão de Moraes sobre os atos de 8 de janeiro.

Currículo

Na mesma sessão de votação, foi eleito como vice-presidente o ministro José Coêlho Ferreira. Ambos integrarão a Presidência da Corte no biênio 2023-2025.

Francisco Joseli Parente Camelo tem 69 anos, nasceu em Fortaleza (CE) e ministro desde maio de 2015.

No STM, participou de importantes julgamentos da Corte, integrou o Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de estudos visando ao aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual e foi diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), no biênio 2020/2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?